Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32536

Title: Educação e transformação para Agronegócios Sustentáveis: Primeiro Balanço Crítico
Authors: Marta-Costa, Ana
Lucas, Maria Raquel
Keywords: Abordagem multidisciplinar e interdisciplinar
Colaboração e cooperação multiatores
Desafios temáticos
Internacionalização
Transferência de conhecimento
Issue Date: 2022
Publisher: e-Publicar
Citation: Marta-Costa, A., & Lucas, M. R. (2022). Educação e transformação para Agronegócios Sustentáveis: Primeiro Balanço Crítico. In Educação em transformação: práxis, mediações, conhecimento e pesquisas múltiplas, Vol. III (225-243). Editora e-Publicar. DOI: 10.47402/ed.ep.c2022105918146. ISBN: 978-65-5364-014-6.
Abstract: O setor agroflorestal e alimentar apresenta uma importância relevante no contexto mundial, derivada dos recursos alimentares e matérias-primas que produz, mas também ao nível de outras dimensões sociais, económicas e ambientais. A evolução e as dinâmicas dos sistemas produtivos têm, por isso, originado impactos diversos em diferentes níveis e escalas, sendo a transição para modelos sustentáveis uma questão urgente e que deve ser equacionada com destaque nas atividades de investigação e desenvolvimento. Tendo por objetivo a procura de conhecimento para antecipar, compreender e responder aos desafios sustentáveis com que a cadeia agroflorestal e alimentar se depara, foi desenvolvido o curso de doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade, a decorrer desde 2018. Com este trabalho, pretende-se refletir sobre cada um dos pilares básicos que regem o curso de formação avançada, através de um conjunto de indicadores suportados num inquérito realizado aos alunos do curso, visando a sua constante melhoria para o alcance dos objetivos preconizados e direcionados para a transformação de negócios sustentáveis. Apesar da sua história ainda recente, os trabalhos de pesquisa que têm vindo a ser definidos são o reflexo de processos de aprendizagem coletiva e de co-inovação, baseados na interação de abordagens de conhecimento, nos âmbitos disciplinares, empíricos e de transferência de conhecimentos. São dedicados a temáticas emergentes no âmbito dos agronegócios e sua sustentabilidade, abrangendo objetos de estudo provenientes de diferentes áreas geográficas do planeta e incidindo em distintas atividades do setor e em posições variadas da cadeia de valor. A análise deste primeiro balanço crítico, permite concluir as dificuldades nos acessos a dados e fontes de informação por forma a uma expansão mais eficaz das fronteiras de conhecimento, sendo, no entanto, os tópicos e metodologias aplicadas nas atuais investigações em linha com a necessidade urgente de pesquisa para uma transformação sustentável dos agronegócios.
URI: 10.47402/ed.ep.c2022105918146
http://hdl.handle.net/10174/32536
Type: bookPart
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capítulo Publicado.pdf437.25 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois