Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32489
|
Title: | A importância da gramática dos afetos na aprendizagem |
Authors: | Lourenço, A. Afonso Valente, Sabina |
Keywords: | afetos autorregulação da aprendizagem relação pedagógica |
Issue Date: | May-2021 |
Publisher: | CES Psicología |
Citation: | Lourenço, A. A., & Valente, S. (2021). La importancia de la gramática de los afectos en el aprendizaje. CES Psicología, 14(2), 209-228. |
Abstract: | O presente artigo teve por objetivo fazer uma abordagem de reflexão sobre a importância dos afetos na prática pedagógica, com o intuito de potenciar uma educação mais emotiva. Na perspetiva educativa, espera-se que a escola, na sua praxis nos diferentes espaços de ensino, consiga promover uma aprendizagem de excelência através de processos em que o aluno se aproprie, de forma autorregulada, dos conteúdos cognitivos. Tendo como referencial de abordagem as teorias de Vygotsky e Wallon, este contributo reflexivo realça a abrangência e pertinência para que este tema faça parte da agenda profissional de todos os que se dedicam à educação, com o objetivo de promover uma convivência de plena afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Os comportamentos e atitudes são a essência na relação pedagógica e conferem um enorme impacto afetivo nos alunos, positivo ou negativo, dependendo da forma como essas interações são vivenciadas. Tendo em consideração a essencialidade da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar, poder-se-á concluir que o afeto é o principal pilar da relação pedagógica, constituindo uma dimensão imprescindível na e para a educação de uma sociedade futura mais emotiva. |
URI: | http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2011-30802021000200209&script=sci_abstract&tlng=pt http://hdl.handle.net/10174/32489 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|