Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32489

Title: A importância da gramática dos afetos na aprendizagem
Authors: Lourenço, A. Afonso
Valente, Sabina
Keywords: afetos
autorregulação da aprendizagem
relação pedagógica
Issue Date: May-2021
Publisher: CES Psicología
Citation: Lourenço, A. A., & Valente, S. (2021). La importancia de la gramática de los afectos en el aprendizaje. CES Psicología, 14(2), 209-228.
Abstract: O presente artigo teve por objetivo fazer uma abordagem de reflexão sobre a importância dos afetos na prática pedagógica, com o intuito de potenciar uma educação mais emotiva. Na perspetiva educativa, espera-se que a escola, na sua praxis nos diferentes espaços de ensino, consiga promover uma aprendizagem de excelência através de processos em que o aluno se aproprie, de forma autorregulada, dos conteúdos cognitivos. Tendo como referencial de abordagem as teorias de Vygotsky e Wallon, este contributo reflexivo realça a abrangência e pertinência para que este tema faça parte da agenda profissional de todos os que se dedicam à educação, com o objetivo de promover uma convivência de plena afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Os comportamentos e atitudes são a essência na relação pedagógica e conferem um enorme impacto afetivo nos alunos, positivo ou negativo, dependendo da forma como essas interações são vivenciadas. Tendo em consideração a essencialidade da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar, poder-se-á concluir que o afeto é o principal pilar da relação pedagógica, constituindo uma dimensão imprescindível na e para a educação de uma sociedade futura mais emotiva.
URI: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2011-30802021000200209&script=sci_abstract&tlng=pt
http://hdl.handle.net/10174/32489
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
gramatica dos afetos.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois