Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32477
|
Title: | Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar |
Other Titles: | Social-emotional skills in social educator activity: Implications for school inclusion |
Authors: | Valente, Sabina |
Keywords: | Competências socioemocionais Educador social Inclusão escolar |
Issue Date: | Oct-2020 |
Publisher: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Citation: | Valente, S. Competências socioemocionais na atividade do educador social: implicações à inclusão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15 (esp. 3), 2332-2349 |
Abstract: | O educador social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa. Na sua maioria trabalha com grupos e indivíduos em risco de exclusão social, o que implica um trabalho em que a heterogeneidade e complexidade das realidades estão presentes, e onde o vínculo emocional entre o profissional e o indivíduo em risco é essencial para o desenvolvimento do referido processo social. Considerando que os atuais contextos sociais são progressivamente mais mutantes, torna-se pertinente analisar a importância das competências socioemocionais na atividade profissional do educador social. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo fazer uma abordagem de reflexão sobre o valor do educador social e das competências socioemocionais à inclusão escolar. Apresentam-se projetos que evidenciam a relevância destas competências como oportunidades de capacitação. Concluindo que o trabalho do educador social enfrenta na atualidade grandes desafios e muitas oportunidades de sucesso se recorrer a estratégias de aprendizagem social e emocional para colmatar as assimetrias sociais. |
URI: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14441 http://hdl.handle.net/10174/32477 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|