Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32475

Title: Educação emocional no Ensino Superior: Alguns elementos de reflexão sobre a sua pertinência na capacitação de futuros professores
Authors: Valente, Sabina
Almeida, Leandro S.
Keywords: Ensino superior
Inteligência emocional
Educação emocional
Formação de professores
Issue Date: Apr-2020
Citation: Valente, S., & Almeida, L.S. (2020). Educação emocional no Ensino Superior:Alguns elementos de reflexão sobre a sua pertinência na capacitação de futuros professores. Revista E-Psi, 9(1), 152-164.
Abstract: Um dos principais desafios colocado aos estudantes do Ensino Superior incide na imprevisibilidade e globalização da informação e do conhecimento. A este desafio, acrescem outras questões como a transição do ensino secundário para o ensino superior, e o posterior ingresso no mercado de trabalho, como fases particularmente complexas, à maioria dos estudantes. Estas transições, e consequentes períodos de adaptação, requerem competências emocionais por parte dos estudantes de forma a responderem positivamente aos desafios sentidos e dificuldades experienciadas. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo fazer uma reflexão sobre o valor da inclusão da educação emocional, como agente catalisador do desenvolvimento psicossocial na formação dos estudantes do Ensino Superior, especificamente na formação inicial de futuros professores. Apresentam-se estudos que evidenciam a eficácia de programas de desenvolvimento da inteligência emocional, sugerindo a relevância destes como oportunidades de capacitação aos futuros profissionais. Concluindo para a importância da educação emocional na formação inicial de professores.
URI: https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo10/
http://hdl.handle.net/10174/32475
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Revista E-Psi.pdf303.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois