Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32452
|
Title: | Reconhecimento, justiça e instituições sociais: reflexões em torno do pensamento de Axel Honneth |
Authors: | Fontes, Paulo |
Editors: | Rocha-Cunha, Silvério Balla, Evanthia Vasques, Rafael |
Keywords: | reconhecimento Honneth |
Issue Date: | Feb-2022 |
Publisher: | Edições Húmus |
Citation: | Fontes, P. V. (2022). “Reconhecimento, justiça e instituições sociais: reflexões em torno do pensamento de Axel Honneth” in S. Rocha-Cunha, E. Balla & R. Vasques (org.). Justiça e Direitos Humanos numa era de transição-perspectivas cruzadas. V. N. Famalicão: Edições Húmus. ISBN: 9789897554834. |
Abstract: | A partir de uma análise do percurso bibliográfico de Axel Honneth iniciada no conceito de reconhecimento, encarado como uma necessidade fundamental do ser-humano, apresenta-se o núcleo de uma teoria da justiça que procura especificar as condições intersubjetivas de autorrealização individual. Apresenta-se uma teoria da justiça assente na reconstrução das práticas e condições de reconhecimento já institucionalizadas, analisando as instituições sociais num sentido amplo. Pretende-se aproximar a conceção normativa da justiça da análise sociológica das sociedades modernas, através da reconstrução normativa e ao colocar a ênfase na liberdade social, baseada na dimensão intersubjetiva das instituições de reconhecimento. A liberdade social prevê o acesso às instituições de reconhecimento. Um dos nossos objectivos é esboçar os problemas desse avanço interpretativo da teoria crítica do reconhecimento, pelo que iremos convocar a teoria da luta pelo reconhecimento de Honneth, incluir a sua reactualização mais recente do Direito de Hegel e explorar a sua proposta normativa para as condições de uma vida ética. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32452 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|