|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32413
|
Title: | A abordagem STEAM no currículo português: distanciamentos e aproximações. |
Authors: | Bonito, Jorge Oliveira, Hugo |
Editors: | Neto, Alexandre Shigunov Silva, André Coelho Fortunato, Ivan |
Keywords: | Educação em ciências CTS CTEAM Currículo |
Issue Date: | Jul-2022 |
Publisher: | Edições Hipótese |
Citation: | Bonito, J., & Oliveira, H. (2022). A abordagem STEAM no currículo português: distanciamentos e aproximações. In A. S. Neto, A. C. Silva, & I. Fortunato (Orgs.), Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo o ensino de ciências nos países ibero-americanos (pp. 19-48). Edições Hipótese. |
Abstract: | A abordagem CTEM do ensino das ciências surgiu como resposta a uma
necessidade de se impulsionar a competitividade e o pensamento crítico dos alunos,
motivando-os a enveredarem por caminhos profissionais no campo das ciências,
através de uma transdisciplinaridade entre as suas diferentes áreas. A sua finalidade,
prende-se também com o intuito de os preparar para responder a questões atuais e
prementes, de natureza técnica e científica, que se colocam no nosso contexto social. No entanto, após a abordagem CTEM se ter demonstrado pouco motivante
para os alunos em diferentes sistemas de ensino, como vem a ser o caso do norte americano, não produzindo ainda os efeitos desejados na melhoria das suas
aprendizagens em ciências, nesta abordagem foi integrada a arte, como forma de
promover o pensamento divergente, explorando múltiplas soluções numa conexão
mais intrínseca com o meio envolvente. Esta nova conceptualização do ensino das
ciências passou a ser conhecida por abordagem CTEAM. Alguns autores consideram que a abordagem CTEAM pressupõe uma
preocupação com as questões ambientais e o impacto do ser humano nos
ecossistemas, mas, esta relação não é nitidamente evidente. Este movimento
interdisciplinar de ensino parece focar-se mais nas questões práticas da
competitividade económica de um país em relação aos seus competidores. Por este motivo, consideram o desenvolvimento de perspetivas alternativas e/ou
complementares da abordagem CTEAM, como é o caso da perspetiva CTSA, a
Ciência da Sustentabilidade ou a CTEAM-h, como abordagens que preconizam uma
verdadeira transdisciplinaridade entre as disciplinas científicas e a Arte, mas
considerando ainda todas as questões ecológicas, que derivam da intervenção
humana nos ecossistemas, procurando vias para a promoção da saúde ecológica,
através de um desenvolvimento humano, que pretende ser verdadeiramente
sustentável. Estes benefícios anteriormente aludidos impulsionam a educação em ciências
no sentido de promover o consensualmente desejado ensino por investigação (inquiry
teaching), articulando a partilha de ideias e de conhecimento entre alunos e entre
professores de diferentes áreas. Esta partilha de informação entre docentes,
particularmente ao nível da preparação das suas aulas, cruzando saberes através da
promoção de um pensamento divergente, poderá ser enriquecida através, por
exemplo, do contributo do design. Em Portugal, verifica-se que as AE, enquanto documentos de organização
curricular, se encontram estruturados de acordo com a perspetiva CTSA, não sendo
impeditivos para o surgimento de projetos transdisciplinares com uma abordagem
CTEAM. Esta abordagem tem sido cada vez mais enfatizada no quadro comunitário
europeu, tendo em Portugal encontrado terreno fértil para se desenvolver, tanto em
projetos transdisciplinares promovidos pelas diferentes áreas curriculares, como
também em ambientes de aprendizagem não formal das ciências. A legislação
portuguesa prevê, ainda, a possibilidade de criação de DAC, que se poderão constituir
como uma importante base para o desenvolvimento de projetos educativos,
enquadrados numa abordagem CTEAM, possibilitando também a articulação com a
perspetiva CTSA de cada uma das suas áreas constituintes. De momento, parece ser relevante perceber como estão a ser trabalhadas a
abordagem CTEAM e a perspetiva CTSA, nos cursos de formação inicial de
professores e nas ações de formação contínua, de modo a relacionar estes produtos com o impacto na sua prática letiva, e por inerência, na qualidade das aprendizagens
desenvolvidas pelos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32413 |
ISBN: | 978-65-87891-25-5] |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|