Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32292
|
Title: | A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças |
Authors: | Amaral, Jeane Haddad, Lenira Folque, M. A. |
Editors: | lins, Fernanda |
Keywords: | Educação Infantil cidade infância patrimônio |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | EDUFAL |
Citation: | Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças. In Fernanda Lins (coord.) Nós Cadernos do I Congresso Internacional Estudos da Paisagem – Anais Patrimõnios em silêncio (1401-1412). EDUFAL. |
Abstract: | O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender as
dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, a cidade e o patrimônio no
âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas: Évora, PT e Penedo, Alagoas.
Foca na pesquisa colaborativa realizada em Penedo, envolvendo o acompanhamento das
crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas, a partir de um plano realizado em conjunto com a professora e a pesquisadora. Quatro episódios que dimensionam a força da cultura local são descritos, considerados esteio para a participação, significação e/ou
ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças. A distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar constitui-se um silenciamento a ser enfrentado. |
URI: | https://www.ciep2021.com.br/ http://hdl.handle.net/10174/32292 |
ISBN: | 978-65-5624-094-7. |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|