|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32288
|
Title: | A construção do conhecimento profissional de professores: uma revisão sistemática de literatura |
Authors: | Arcadinho, Ana |
Editors: | CiEF-IPS Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal |
Keywords: | Conhecimento profissional Investigação Professores Revisão sistemática de Literatura |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Setúbal |
Citation: | · Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa (2021) A construção do conhecimento profissional de professores: uma revisão sistemática de literatura. In A. M. Boavida at al. Atas do Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais, (pp.77-86). Instituto Politécnico de Setúbal. |
Abstract: | Nesta comunicação partilhamos uma revisão sistemática de literatura (RSL) elaborada no âmbito da tese de doutoramento em curso, cujo objetivo foi identificar e analisar estudos, no campo de investigação do conhecimento profissional de professores, em complementaridade com uma RSL já elaborada e alvo de publicação (Arcadinho, Folque & Leal da Costa, 2020). A RSL incorpora um levantamento bibliográfico do período de 2005-2020, segundo alguns critérios de inclusão e exclusão.
Para a recolha e produção de dados foram utilizadas as bases de dados: B-on, Scielo, ERIC e RCAAP. Realizamos um planeamento prévio através da construção de um protocolo de RSL e posteriormente, efetuamos pesquisas e selecionamos produções. Analisamos estudos que discutem a natureza do conhecimento profissional docente e o papel dos professores relativamente a sua produção, estudos que assumem o professor como detentor de um saber próprio para o exercício profissional e estudos que descrevem o conhecimento profissional específico dos professores como um fator decisivo para a construção e desenvolvimento da profissão docente. Também identificamos estudos que abordam a relação entre o conhecimento profissional dos professores e a pratica investigativa, assumindo a relevância do conhecimento que e produzido pelos próprios professores. Os estudos privilegiam a abordagem qualitativa, recorrendo a estudos exploratórios, estudos de caso ou pesquisas narrativas, onde a voz dos participantes permite compreender os fenómenos em estudo. Os resultados permitem-nos identificar dois momentos chave na construção do conhecimento profissional dos professores, o estágio na formação inicial e a entrada na profissão. Revelam que os professores constroem conhecimentos a partir da sua própria experiência, formação e pratica profissional, o que reforça a importância da investigação dos professores na produção, mobilização e disseminação do seu saber profissional. E, apontam desafios relativamente ao reconhecimento e a compreensão deste conhecimento profissional dos professores devido a sua complexidade e as exigências associadas a profissão docente. |
URI: | https://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf http://hdl.handle.net/10174/32288 |
ISBN: | 978-989-53236-1-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|