Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32288

Title: A construção do conhecimento profissional de professores: uma revisão sistemática de literatura
Authors: Arcadinho, Ana
Editors: CiEF-IPS Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal
Keywords: Conhecimento profissional
Investigação
Professores
Revisão sistemática de Literatura
Issue Date: 2021
Publisher: Instituto Politécnico de Setúbal
Citation: · Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa (2021) A construção do conhecimento profissional de professores: uma revisão sistemática de literatura. In A. M. Boavida at al. Atas do Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais, (pp.77-86). Instituto Politécnico de Setúbal.
Abstract: Nesta comunicação partilhamos uma revisão sistemática de literatura (RSL) elaborada no âmbito da tese de doutoramento em curso, cujo objetivo foi identificar e analisar estudos, no campo de investigação do conhecimento profissional de professores, em complementaridade com uma RSL já elaborada e alvo de publicação (Arcadinho, Folque & Leal da Costa, 2020). A RSL incorpora um levantamento bibliográfico do período de 2005-2020, segundo alguns critérios de inclusão e exclusão. Para a recolha e produção de dados foram utilizadas as bases de dados: B-on, Scielo, ERIC e RCAAP. Realizamos um planeamento prévio através da construção de um protocolo de RSL e posteriormente, efetuamos pesquisas e selecionamos produções. Analisamos estudos que discutem a natureza do conhecimento profissional docente e o papel dos professores relativamente a sua produção, estudos que assumem o professor como detentor de um saber próprio para o exercício profissional e estudos que descrevem o conhecimento profissional específico dos professores como um fator decisivo para a construção e desenvolvimento da profissão docente. Também identificamos estudos que abordam a relação entre o conhecimento profissional dos professores e a pratica investigativa, assumindo a relevância do conhecimento que e produzido pelos próprios professores. Os estudos privilegiam a abordagem qualitativa, recorrendo a estudos exploratórios, estudos de caso ou pesquisas narrativas, onde a voz dos participantes permite compreender os fenómenos em estudo. Os resultados permitem-nos identificar dois momentos chave na construção do conhecimento profissional dos professores, o estágio na formação inicial e a entrada na profissão. Revelam que os professores constroem conhecimentos a partir da sua própria experiência, formação e pratica profissional, o que reforça a importância da investigação dos professores na produção, mobilização e disseminação do seu saber profissional. E, apontam desafios relativamente ao reconhecimento e a compreensão deste conhecimento profissional dos professores devido a sua complexidade e as exigências associadas a profissão docente.
URI: https://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf
http://hdl.handle.net/10174/32288
ISBN: 978-989-53236-1-6
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Arcadinho, Folque & Leal da Costa 2021 seminario Asas do saber.pdf245.98 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois