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http://hdl.handle.net/10174/32269
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Title: | Intervenções de enfermagem à pessoa com Hematoma Subdural resultante de Traumatismo Crânio-Encefálico |
Authors: | Couto, Sandra Marisa Esteves Costa |
Advisors: | Sapeta, Ana Paula Gonçalves Antunes |
Keywords: | Intervenções de enfermagem Hematoma subdural Traumatismo crânio-encefálico Enfermagem médico-cirúrgica Doente crítico Nursing interventions Subdural hematoma Traumatic brain injury Medical-surgical nursing Critical ill patient |
Issue Date: | 30-May-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório surge no âmbito do 5º Mestrado em Enfermagem em associação, na
Universidade de Évora na Escola de Enfermagem São João de Deus. Esta experiência proporcionou
a reflexão sobre as experiências vivenciadas nos dois campos de estágios, integrando os contributos
teóricos lecionados e a experiência pessoal na prestação de cuidados, contribuindo para fomentar
a construção e o desenvolvimento de competências para a aquisição do título de Mestre em
Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Este relatório inicia-se com uma contextualização da enfermagem onde se aborda a sua
evolução, Metaparadigma e a teoria do modelo de adaptação de Callista Roy, terminando com o
conceito de competência e a prática especializada em articulação com o modelo concetual de
Patrícia Benner.
Foi desenvolvido um projeto de intervenção em serviço, através da metodologia de projeto, de
forma a responder a um problema identificado no contexto de estágio. O seu desenvolvimento
decorreu no Serviço de Unidade de Cuidados Intensivos, o que contribuiu para o desenvolvimento
e treino de competências de enfermeira especialista, nomeadamente no domínio da melhoria da
qualidade dos cuidados e da gestão.
Para sustentar e fundamentar o tema foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com
o intuito mapear a evidência científica acerca das intervenções de enfermagem à pessoa com
hematoma subdural resultante de traumatismo crânio-encefálico.
O hematoma subdural resulta de um mecanismo de aceleração e desaceleração do cérebro
mais ou menos violenta de acordo com a energia do traumatismo. Os profissionais de Enfermagem
como integrantes ativos da equipa de saúde desempenham um papel fundamental durante a
assistência a esses doentes, desenvolvendo técnicas e intervenções de acordo com as necessidades
apresentadas; Abstract:
Nursing Interventions for a person with Subdural Subdural Hematoma resulting from Traumatic
Brain Injury
This report comes within the scope of the “5º Mestrado em Enfermagem” at “Universidade de
Évora” at the “Escola de Enfermagem São João de Deus”. This experience provided a reflection on
the experiences lived in the two fields of internship, integrating the theoretical contributions taught
and the personal experience in the provision of healthcare, contributing to foster the construction
and development skills for the acquisition of the title “Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica”.
This report begins with a nursing contextualization, where it approaches its evolution,
Metaparadigm and Callista Roy’s theory “Adaptation Model of Nursing”, ending with the concept
of competence and specialized practice in articulation with the Patrícia Benner’s conceptual model.
An in-service intervention project was carried out, through the design methodology, to
respond a problem identified in the internship context. This internship took place in the Intensive
Care Unit Service, which contributed to specialist nurse skills development and training, namely, in
the improving the quality of care and management fields.
To support the subject, an integrative literature review was carried out, enabling scientific
evidence mapping about nursing interventions for people with subdural hematoma resulting from
traumatic brain injury.
The subdural hematoma results from a mechanism of more or less violent acceleration and
deceleration of the brain according to the trauma’s energy. Nursing professionals, as active
members of the health team, play a fundamental role during the care of these patients, developing
techniques and interventions according to the needs presented. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32269 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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