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http://hdl.handle.net/10174/32228
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Title: | Estratégia dos principais Operadores Europeus de Fitness nos Social Media |
Authors: | Beja, Gonçalo Góis |
Advisors: | Teixeira, Mário Coelho Almeida, Nuno Miguel Castanheira |
Keywords: | Gestão do Desporto Redes Sociais Fitness Health Clubs Engagement Sports Management Social Networking Fitness Health Clubs Engagement |
Issue Date: | 31-May-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Atualmente, praticamente todas as pessoas têm uma presença online nas mais diversas plataformas de comunicação. As marcas e empresas não ficaram indiferentes a este facto e, principalmente, as suas unidades de marketing encontraram uma nova e ótima forma de comunicação. As empresas de fitness não foram exceção e também se aliaram à crescente tendência do marketing digital.
O objetivo deste estudo foi investigar a estratégia a nível dos social media aplicada pelos TOP 5 operadores europeus de fitness e relacionar o nível de engagement dos seus seguidores com o número de membros de cada ginásio.
A metodologia baseia-se na análise de variáveis como o número de posts, formatos, elementos presentes nas publicações, seguidores, popularidade, engagement, objetivo dos posts e selling points nas contas oficiais dos principais operadores europeus de fitness nas redes sociais Facebook e Instagram, onde foi utilizado o “Microsoft Excel” para recolha de todos os dados e o software SPSS Statistics® para estatística descritiva (frequências e referências cruzadas). O estudo baseou-se na análise de 815 posts, recolhidos num período de 16 semanas, indo ao encontro de metodologias similares a este estudo.
Nos resultados, observámos que os operadores optaram maioritariamente pelos formatos de vídeo e/ou fotografia nas suas publicações, maioritariamente o “texto” é dos elementos mais presentes nas mesmas e a maior percentagem das publicações transmitia uma vertente racional para o utilizador. Para além disso, constatamos que a estratégia de marketing digital do operador McFit aparenta ser mais eficaz (menor número de posts mas maior nível de engagement).
É possível concluir que o nível de engagement não está diretamente relacionado com o número de membros de cada operador, no entanto, é importante saber manipular as variáveis anteriormente mencionadas como forma de agir consoante o objetivo que o gestor pretenda desenvolver na sua comunidade online (popularidade ou engagement); Strategy of the main European Fitness Operators in Social Media
Abstract:
Nowadays, practically everyone has an online presence on the most diverse communication platforms. Brands and companies have not been indifferent to this fact, and especially their marketing units have found a new and great way of advertising. Fitness companies were no exception and also joined this digital marketing.
The aim of this study was to investigate the social media strategy applied by the TOP 5 European fitness operators and to relate the level of engagement of their followers with the number of members of each gym.
The methodology is based on the analysis of variables such as the number of posts, formats, elements present in the posts, followers, popularity, engagement, purpose of the posts and selling points in the official accounts of the main European fitness operators on the social networks Facebook and Instagram, where we used "Microsoft Excel" for collection and SPSS Statistics® software for descriptive statistics (frequencies and cross-references). The study was based on the analysis of 815 posts, collected over a 16-week period, meeting similar methodologies to this study.
In the results, we observed that the operators mostly opted for video and/or photo formats in their publications, mostly the "text" is one of the most present elements in them and the highest percentage of the publications conveyed a rational aspect to the user. In addition, we found that McFit's digital marketing strategy seems to be more effective (fewer posts but higher engagement level).
We can conclude that the level of engagement is not directly related to the number of members of each operator, however, it is important to know how to manipulate the variables mentioned above as a way to act according to the goal that the manager wants to develop in his online community (popularity or engagement). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32228 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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