|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32142
|
Title: | Universidades de Desenvolvimento Local: discussão em torno dos efeitos das instituições de ensino superior nas cidades |
Authors: | Rego, Conceição Freire, Maria Ramos, Isabel Joaquina Lucas, Maria Raquel |
Editors: | Alves, Lucir Reinaldo Mattei, Tatiane Salete Santos Silva, Cínthia |
Keywords: | instituições de ensino superior cidades impactes locais desenvolvimento local |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Toledo, PR: Núcleo de Desenvolvimento Regional |
Citation: | Rego, C., Freire, M., Ramos, I.J., Lucas, M.R. (2022). Universidades e Desenvolvimento Local: discussão em torno dos efeitos das instituições de ensino superior nas cidades. In (Org.) Lucir Reinaldo Alves, Tatiane Salete Mattei e Cínthia Santos Silva, Economia e Desenvolvimento Local. Toledo, PR: Núcleo de Desenvolvimento Regional; ISBN: 978-65-00-44814-6. pp. 38-48. |
Abstract: | As Instituições de Ensino Superior (IES) estão entre os elementos estruturantes que, em geral, integram as cidades e as identificam. A percepção da identificação da cidade pela sua IES é, naturalmente, tanto mais forte quanto menor for a dimensão da cidade: em cidades de média dimensão1 as IES são frequentemente um importante elemento “motor” enquanto em cidades maiores o seu efeito é mais difuso. Em todas as cidades a presença das IES produz efeitos de natureza muito variada. As IES centram as respetivas atividades em torno da produção e difusão do conhecimento por via das funções de ensino, investigação e extensão. Os estudos dos efeitos locais e regionais das IES são maioritariamente os que identificam, de modo bastante detalhado, os efeitos econômicos e financeiros bem como os impactos que se produzem no conhecimento, na transmissão de informação e na construção de ambientes econômicos mais robustos e competitivos, nos diversos países e regiões. Até agora tem sido dada muito menor relevância aos estudos acerca dos efeitos, decorrentes da presença de IES, na qualidade do espaço e ambiente urbano como um todo, incluindo aqui as dimensões estética, sociocultural, ecológica e funcional, ou seja, considerando globalmente as múltiplas vertentes que contribuem para a qualidade de vida nas cidades. Não obstante, esta vertente da análise dos impactos locais das IES apresenta aspetos muito relevantes na medida em que o funcionamento quotidiano das IES, e dos seus membros, interage com os ritmos e os modos de vida das cidades, promovendo a criação de benefícios, mas também a emergência de conflitos que importam conhecer. As IES contribuem de formas bastantes variadas para a alteração do espaço e ambiente urbano dos locais onde estão localizadas, sendo muitas destas alterações, decorrentes da sua presença, apenas perceptíveis a longo prazo.
Após esta introdução, este capítulo organiza-se numa seção que discute as relações das IES no espaço urbano através da influência na qualidade do espaço construído e não construído, bem como nas atividades desenvolvidas. Depois disso, uma segunda seção aborda a relação das IES com diversas vertentes no âmbito do desenvolvimento social e comunitário (por exemplo, espaços patrimoniais, desenvolvimento de serviços comuns, de áreas comerciais, culturais e desportivas e promoção do potencial turístico). O texto termina com uma breve seção de notas finais. |
URI: | https://www.unioeste.br/portal/nucleos-toledo/ndr http://hdl.handle.net/10174/32142 |
ISBN: | 978-65-00-44814-6 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros PAO - Publicações - Capítulos de Livros CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|