Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31478

Title: Produção de argamassa à base de cal a partir da calcinação de lamas carbonatadas provenientes da indústria das rochas ornamentais
Authors: Azzalini, Antônio
Faria, Paula
Lopes, Luis
Martins, Ruben
Mourão, Paulo
Pires, Vera
Editors: Morão, Joana
Keywords: Lamas Carbonatadas
Argamassas
Rochas Ornamentais Carbonatadas
Compósitos
Issue Date: 10-Mar-2022
Publisher: Pedra e Cal
Citation: Azzalini, A., Faria, P., Lopes, L., Martins, R., Mourão, P., Pires, V. Produção de argamassa à base de cal a partir da calcinação de lamas carbonatadas provenientes da indústria das rochas ornamentais. (2021). Pedra e Cal 72, P.14-18 Março 2022.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma alternativa de utilização para os resíduos provenientes do corte e polimento de rochas ornamentais carbonatadas gerados nas fábricas de processamento e/ou provenientes das pedreiras de mármore localizadas no Anticlinal de Estremoz e de calcário, no Maciço Calcário Estremenho - Portugal. Os resíduos, denominados por lamas carbonatadas ou “natas”, apresentam forte capacidade de ligação com agregados e permitem a sua utilização como matéria-prima em argamassas, que posteriormente poderão ser utilizadas para produção de compósitos de origem pétrea de base mais sustentável. Atualmente, os ligantes mais utilizados para produção destes são as resinas poliéster e epóxi, esta última apresentando como principal desvantagem o elevado custo de aquisição. O estudo efetuado no Departamento de Geociências da Universidade de Évora e iniciado no âmbito do projeto “Calcinata - Produção de argamassa à base de cal a partir da calcinação de lamas carbonatadas provenientes da indústria das rochas ornamentais (mármores e calcários)”, pretende demonstrar a viabilidade da aplicação técnica deste material acrescentando-lhe valor económico, para que deixe de ser encarado como resíduo e passe a ser classificado como subproduto da indústria extrativa e transformadora de rochas ornamentais carbonatadas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31478
Type: article
Appears in Collections:GEO - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
P&C72_p.14-18_ANTONIO.AZZALINI_2.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois