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http://hdl.handle.net/10174/31389
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Title: | A Qualidade e o Desempenho Organizacional: Perceção dos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central |
Authors: | Alfaiate, Carmen Saraiva, Margarida Gomes, Luis Pedro |
Editors: | Xambre, Ana Raquel Pires, António Ramos Brito, Elisabeth Alvelos, Helena Abreu, Luis Saraiva, Margarida Rosa, Maria João Bruckmann, Sofia |
Keywords: | Qualidade Desempenho Organizacional profissionais de saúde Unidades Funcionais |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
Citation: | Alfaiate, C.; Saraiva, M. & Gomes, L.P. (2021). A Qualidade e o Desempenho Organizacional: Perceção dos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central. In Livro de Atas do XI Encontro de Investigadores da Qualidade– Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Ana Raquel Xambre, António Ramos Pires, Elisabeth Brito, Helena Alvelos, Luis Abreu, Margarida Saraiva, Maria João Rosa, Sofia Bruckmann (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Universidade de Aveiro, Aveiro (Portugal), 17 de setembro de 2021, pp. 66-68. ISSN: 2183-1408. https://publicacoes.riqual.org/ |
Abstract: | Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) portugueses sofreram uma profunda reforma, em 2006,
com o objetivo de melhorar o acesso, a qualidade e a continuidade dos cuidados prestados, e
aumentar a satisfação de utentes e profissionais de saúde, de forma a obter ganhos de saúde
para a população e melhorar o desempenho e eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
(OECD, 2015).
A qualidade em saúde surge hoje como uma exigência de todos os envolvidos nos cuidados de
saúde, assim é necessário que existam mecanismos exigentes e sistemáticos para avaliar os
cuidados prestados e verificar se os recursos são utilizados de forma adequado e se é obtida a
melhor qualidade possível (Pisco & Biscaia, 2001).
A qualidade dos cuidados deve ser quantificada, como tal, nos CSP, existe um processo de
contratualização interna, com todas as Unidades Funcionais, sendo a monitorização e avaliação
operacionalizadas através de um Índice de Desempenho Global (IDG) (ACSS, 2018).
Pelo que, este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a perceção da qualidade dos
profissionais de saúde, das diferentes unidades funcionais, do Agrupamento de Centros de
Saúde do Alentejo Central e o nível de desempenho das respetivas unidades. |
URI: | https://publicacoes.riqual.org/ http://hdl.handle.net/10174/31389 |
ISSN: | 2183-1408 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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