|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31380
|
Title: | A busca de sinergias entre a Qualidade e a Responsabilidade Social: uma proposta de modelo para as Instituições de Ensino Superior |
Authors: | Nogueiro, Teresa Saraiva, Margarida Jorge, Fátima |
Editors: | Xambre, Ana Raquel Pires, António Ramos Brito, Elisabeth Alvelos, Helena Abreu, Luis Saraiva, Margarida Rosa, Maria João Bruckmann, Sofia |
Keywords: | Erasmus Instituições de Ensino Superior Gestão pela Qualidade Total Responsabilidade Social |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
Citation: | Nogueiro, T.; Saraiva, M. & Jorge, F. (2021). A busca de sinergias entre a Qualidade e a Responsabilidade Social: uma proposta de modelo para as Instituições de Ensino Superior. In Livro de Atas do XI Encontro de Investigadores da Qualidade– Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Ana Raquel Xambre, António Ramos Pires, Elisabeth Brito, Helena Alvelos, Luis Abreu, Margarida Saraiva, Maria João Rosa, Sofia Bruckmann (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Universidade de Aveiro, Aveiro (Portugal), 17 de setembro de 2021, pp. 518-534. ISSN: 2183-1408. https://publicacoes.riqual.org/ |
Abstract: | O Ensino Superior é cada vez mais uma área competitiva, que procura a
excelência, mas que, simultaneamente, procura responder às necessidades
da sociedade e do mundo laboral. Modelos de gestão da qualidade e até de
responsabilidade social, definidos para outras realidades industriais ou
empresariais, têm vindo a ser adaptados às instituições de ensino superior.
Contudo, também existe a necessidade de se pensar em modelos específicos
para o ensino superior, que permitam obter melhores resultados, quer de
gestão, quer mesmo de monitorização e avaliação. É, neste sentido, que
surge este trabalho de pesquisa, que tem como objetivo a análise da
Filosofia da Gestão pela Qualidade Total (GQT) e da Responsabilidade Social
(RS), através de uma proposta de criação de um modelo mais adequado às
Instituições de Ensino Superior, baseado nas sinergias e nos aspetos comuns
de ambas as temáticas. A GQT e a RS são inegavelmente duas dimensões
cada vez mais associadas a organizações de qualquer tipo, incluindo
instituições de ensino superior. Assim, acredita-se que os resultados
alcançados com este trabalho respondam às questões da GQT e da RS
associadas ao programa Erasmus+, que permitam consolidar o
conhecimento sobre estas temáticas e criar um modelo integrado de GQT e
de RS, alinhado com a agenda 2030 das Nações Unidas para os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS), de modo a promover a
sustentabilidade do programa Erasmus+. |
URI: | https://publicacoes.riqual.org/ http://hdl.handle.net/10174/31380 |
ISSN: | 2183-1408 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|