Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31294
|
Title: | Participar no plural: a experiência escolar como dilemática |
Authors: | Resende, José Manuel Beirante, David Gouveia, Luis |
Editors: | Resende, José Manuel Xavier, Beatriz |
Keywords: | Participação Plural Dilemas Escolar |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Editora Lema d'Origem |
Citation: | Resende, J. M., Beirante, D., & Gouveia, L. (2021). Participar no plural: a experiência escolar como dilemática. In J. M. Resende & B. Xavier (Eds.), Os dilemas da participação (pp. 273–312). Editora Lema D'Origem. |
Abstract: | Escrever-se sobre escola é concebê-la como instituição que abrange os estabelecimentos de
ensino públicos, privados e cooperativos. Tendo isto em mente, a “escola por fazer-se” incide
sobretudo sobre a instituição escolar pública, cujas atividades, participações, experiências e
problemas se apresentam com uma certa singularidade em relação àquilo que ocorre em estabelecimentos de ensino fora da esfera pública. Contrariamente às escolas privadas e cooperativas, a escola pública tem o dever de acolher todas as crianças, adolescentes e jovens em idade
escolar. Entre outras diferenças que se possam destacar, a composição social da morfologia
escolar é talvez uma das dimensões que melhor distingue a escola pública da escola privada.
Correlacionada a esta questão há todo um conjunto de outras experiências e atividades escolares consonantes ao projeto da escola |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31294 |
ISBN: | 978-989-8890-97-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|