|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31266
|
Title: | Ser do contra: o direito à recusa em participar na educação sexual nas escolas posta à prova |
Authors: | Resende, José Manuel Beirante, David Gouveia, Luis |
Editors: | Resende, José Manuel Xavier, Beatriz |
Keywords: | Direito Regimes de envolvimento Prova Participação |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Editora Lema d'Origem |
Citation: | Resende, J. M., Beirante, D., & Gouveia, L. (2021). Ser do contra: o direito à recusa em participar na educação sexual nas escolas posta à prova. In J. M. Resende & B. Xavier (Eds.), Os dilemas da participação (pp. 103–134). Editora Lema D'Origem. |
Abstract: | O objetivo desta comunicação é contribuir para um melhor entendimento
dos limites da participação quando em causa estão projetos escolares de educação sexual – afastando à partida a ideia amplamente difundida de que a
participação se tem como garantida por meio de dispositivos de coordenação
de ações organizadas e pelas normas e regras que as convencionam –, para
nos centrarmos na análise daquelas situações localizadas onde aparecem justamente entraves e limites à participação. Aliás, os mencionados dispositivos
podem ser demasiado opressivos para os atores que não estão preparados para
as exigências que uma determinada ação coordenada requer (Charles, 2016).
É por isso que a solicitude e o voluntarismo, por vezes solicitados aos professores para levar a cabo a participação nestes projetos, não é su!ciente para
afastar atitudes de recusa ou retraimento, que por vezes declinam no con"ito,
ameaçando qualquer entendimento em torno de um propósito comum. Neste
caso concreto, muitos professores sentem-se inseguros para participar em atividades e projetos no domínio da sexualidade e dos afetos; inseguros face ao
que devem ou não dizer e fazer, às possíveis reações dos públicos escolares, ou
ainda face à vigilância exercida pelos pais e encarregados de educação ou pelos
próprios colegas (Matos et al., 2014; Resende & Beirante, 2018). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31266 |
ISBN: | 978-989-8890-97-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|