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http://hdl.handle.net/10174/31159
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Title: | Autoconhecimento: uma breve revisão narrativa |
Other Titles: | Self-knowledge: a brief narrative review |
Authors: | Carapeto, Maria João |
Keywords: | autoconceito autoestima identidade desenvolvimento estrutura do autoconhecimento adaptação |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología |
Citation: | Carapeto, M. J. (2021). Autoconhecimento: uma breve revisão narrativa. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 2(2), 237-244. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2230 |
Abstract: | No final do século XIX, William James escreveu um dos primeiros e mais inspiradores documentos sobre o autoconhecimento da história da psicologia moderna. No entanto, só meados do século XX a literatura do auto- conceito coloca definitivamente o autoconhecimento como tema de investigação científica sistemática. Desde então, a investigação não tem parado e, especialmente dos anos 80 do século XX em diante, importantes contributos têm vindo abrir novas direções até à atualidade. Apresenta-se aqui uma revisão narrativa não exaustiva de alguns desses contributos e novas direções. Entre outros, aborda-se a multiplicidade e a diversidade das representações que construímos sobre nós próprios; a sua organização estrutural, da estrutura como forma estática e reificada às concetualizações mais recentes de uma estrutura dinâmica; a estabilidade do autoconhecimento mas também a sua variabilidade; ou a relação do autoconhecimento com a adaptação ou as suas funções adaptativas; e uma nota sobre alguns dos contributos recentes das neurociências cognitivas. Em conclusão, a investigação e as teorias do autoconhecimento têm vindo a esboçar trajetórias de conciliação com a complexidade da experiência de si mesmo de cada indivíduo e com a riqueza conceptual dos primeiros autores, muito se devendo aos avan- ços também registados ao nível das metodologias de investigação e análise de dados. / In the late nineteenth century, William James wrote one of the first and most inspiring documents on self-knowledge in the history of modern psychology. However, it was not until the mid-twentieth century that the literature on self-concept definitively placed self-knowledge as a subject for systematic scientific research. Since then, research has not stopped and, especially from the 80s of the 20th century onwards, important contributions have been offering new directions until today. A non-exhaustive narrative review of some of these contributions and new directions is presented here. Among others, it addresses the multiplicity and diversity of the representations we build about ourselves; its structural organization, from a static and reified structure to the most recent conceptualizations of a dynamic structure; the stability of self-knowledge but also its variability; or the relationship of self-knowledge to adaptation, or its adaptive functions; and a note on some recent contributions of cognitive neurosciences. In conclusion, research and theories of self-knowledge have been building paths of reconciliation with the complexity of each individual’s experience of himself and the conceptual richness of the first authors, largely due to the advances also registered in the fields of research methodologies and data analysis. |
URI: | https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2230 http://hdl.handle.net/10174/31159 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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