|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31087
|
Title: | A dinâmica educativa de um território: o caso de Montemor-o-Novo |
Authors: | Pereira, Susana Nico, Bravo |
Keywords: | Território Escola Comunidade Parceria Pandemia |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Encontro Nacional de Jovens Investigadores/ENJIE |
Citation: | PEREIRA, S. & NICO, B. (2021). A dinâmica educativa de um território: o caso de Montemor-o-Novo. In Maria Helena Araújo e Sá & Lina Morgado (Eds.). Livro de Atas do V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação/ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social – vozes dos jovens investigadores (pp. 169-182). Universidade de Aveiro. https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 / |
Abstract: | A literatura tem mostrado que a territorialização das políticas educativas possibilita uma maior abertura da escola à comunidade, permitindo a participação de elementos exteriores, através do estabelecimento de parcerias. O estudo desenvolvido, ao nível da dissertação de mestrado, procurou conhecer a dinâmica educativa do território do concelho de Montemor-o-Novo, particularmente no que se refere às relações existentes entre o agrupamento de escolas aí existente, os pais e as instituições com quem se relaciona
e coopera. O trabalho desenvolvido, assente numa abordagem qualitativa, centrou-se na informação constante em documentos institucionais e nas opiniões de representantes das instituições
parceiras. Concluímos que o Agrupamento de Escolas revela abertura e tem vindo a concretizar uma regular articulação com o conjunto de instituições parceiras, em particular com a autarquia local, serviços públicos, associações, cooperativas, empresas e fundações, o que contribui para uma dinâmica educativa muito enriquecedora. As parcerias visam a melhoria da qualidade de ensino, a promoção de igualdade de oportunidades e a inclusão social. Contudo, a pandemia e a suspensão das atividades letivas vieram transformar as práticas educativas, com a imposição de um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais. No âmbito da tese de doutoramento, que agora se inicia, traçou-se,
como objetivo principal, compreender como é que a comunidade educativa de Montemor-o-Novo se organizou, em tempos de pandemia, para garantir uma resposta educativa de qualidade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31087 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|