Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31087

Title: A dinâmica educativa de um território: o caso de Montemor-o-Novo
Authors: Pereira, Susana
Nico, Bravo
Keywords: Território
Escola
Comunidade
Parceria
Pandemia
Issue Date: 2021
Publisher: Encontro Nacional de Jovens Investigadores/ENJIE
Citation: PEREIRA, S. & NICO, B. (2021). A dinâmica educativa de um território: o caso de Montemor-o-Novo. In Maria Helena Araújo e Sá & Lina Morgado (Eds.). Livro de Atas do V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação/ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social – vozes dos jovens investigadores (pp. 169-182). Universidade de Aveiro. https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 /
Abstract: A literatura tem mostrado que a territorialização das políticas educativas possibilita uma maior abertura da escola à comunidade, permitindo a participação de elementos exteriores, através do estabelecimento de parcerias. O estudo desenvolvido, ao nível da dissertação de mestrado, procurou conhecer a dinâmica educativa do território do concelho de Montemor-o-Novo, particularmente no que se refere às relações existentes entre o agrupamento de escolas aí existente, os pais e as instituições com quem se relaciona e coopera. O trabalho desenvolvido, assente numa abordagem qualitativa, centrou-se na informação constante em documentos institucionais e nas opiniões de representantes das instituições parceiras. Concluímos que o Agrupamento de Escolas revela abertura e tem vindo a concretizar uma regular articulação com o conjunto de instituições parceiras, em particular com a autarquia local, serviços públicos, associações, cooperativas, empresas e fundações, o que contribui para uma dinâmica educativa muito enriquecedora. As parcerias visam a melhoria da qualidade de ensino, a promoção de igualdade de oportunidades e a inclusão social. Contudo, a pandemia e a suspensão das atividades letivas vieram transformar as práticas educativas, com a imposição de um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais. No âmbito da tese de doutoramento, que agora se inicia, traçou-se, como objetivo principal, compreender como é que a comunidade educativa de Montemor-o-Novo se organizou, em tempos de pandemia, para garantir uma resposta educativa de qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31087
Type: lecture
Appears in Collections:CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
BN.C.67.pdf4.29 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois