Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31074

Title: As práticas letivas de uma professora do 1º ciclo do ensino básico: uma caracterização no contexto da escola portuguesa em São Tomé e Príncipe
Authors: Nana, Yu
Advisors: Borralho, António Manuel
Costa, Paulo
Keywords: Práticas de ensino
Práticas de avaliação
Aprendizagem
Participação dos alunos
1º ciclo do ensino básico
Escola portuguesa em São Tomé e Príncipe
Teaching practices
Assessment practices
Learning
Student participation
Elementary school
Portuguese school in São Tomé and Príncipe
Issue Date: 1-Feb-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho consiste num estudo de caracterização das práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora no 1º ciclo do Ensino Básico, integrada no contexto de uma Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, focando-se nas práticas de ensino e de avaliação e no envolvimento e participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens. Procurámos, na revisão de literatura, aprofundar aspetos relativos às práticas letivas e ao currículo, nomeadamente as práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no processo de aprendizagem. Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se, a partir do ponto de vista de uma professora, o modo como esta e os seus alunos desenvolvem o seu trabalho no contexto específico de uma escola portuguesa em São Tomé e Príncipe. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas em profundidade à professora e em documentos curriculares, tendo sido a análise e discussão dos dados efetuada através de uma matriz de análise. No que respeita ao ensino, verificou-se que o mesmo era planificado e organizado em função dos objetivos do programa. Quanto à avaliação, este processo verificou-se, por vezes, pouco articulado com o ensino e a aprendizagem, bem como com os aspetos preconizados pelo programa, uma vez que, e ainda que se verificasse a utilização de feedback, as práticas de avaliação formativa não se apresentaram intrínsecas à atividade letiva. Os alunos revelaram-se participativos e interessados, ainda que a sua participação estivesse, por vezes, dependente da solicitação do professor; The Teaching Practices of a Primary School Teacher: A Characterization in the Context of the Portuguese School in São Tomé and Príncipe ABSTRACT: This work is a characterization study of the pedagogical practices developed by an primary school teacher in a Portuguese school in São Tomé and Príncipe, focusing on teaching and assessment practices and the involvement and participation of students in the development of their learning. In the literature review, we sought to deepen aspects related to the practices and curriculum, namely teaching and assessment practices and student participation in the learning process. Through a qualitative methodology, framed within an interpretive paradigm and a case study methodological design, we investigated, from a teacher's point of view, how she and her students develop their work in the specific context of a Portuguese school in São Tomé and Príncipe. Information was collected through in-depth interviews with the teacher and curriculum documents, and data analysis and discussion were performed using an analysis matrix. Taking teaching into account, it was found that it was planned and organized depending on program objectives. Regarding assessment, this process was sometimes seen with little articulation concerning teaching and learning, as well as the aspects recommended by the program since, and yet it appeared that the use of feedback, formative assessment practices did not present scholastic intrinsic activity. Students proved to be participative and interested, although their participation was sometimes dependent on the teacher's request.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31074
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciencias_da_Educacao_Supervisao_Pedagogica-Yu_Nana.pdf996.43 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois