Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31048
|
Title: | A importância do aquecimento para o ensino e a aprendizagem do violoncelo |
Authors: | Pereira, Rute Andreia da Silva |
Advisors: | Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e |
Keywords: | Violoncelo Aquecimento Catalogação Plano de Aquecimento Cello Warm-Ups Cataloging Warm-Up Plan |
Issue Date: | 10-Jan-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta dissertação tem como principal objectivo compreender a importância do
aquecimento para o ensino e a aprendizagem do Violoncelo. Com esta investigação pretendese
reforçar a ideia de que, durante a aprendizagem de um instrumento, é de extrema importância
incutir nos alunos uma rotina de aquecimento, visto que, se por um lado esta abordagem poderá
fortalecer as aprendizagens, por outro lado torna-se necessária para suportar o estudo diário,
prevenindo lesões. De forma a determinar a influência que o aquecimento pode ter, tanto no
ensino como na aprendizagem do violoncelo, este trabalho contempla uma catalogação de
exercícios de aquecimento, assim como compara e avalia resultados de um plano de
aquecimento que foi concebido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada; The importance of the warm-up for the educational and learning process of cello
Abstract: This dissertation's primary objective is to understand the importance of warm-ups in
the teaching and learning processes of the Cello. Its investigation intends to reinforce the idea
that, in learning an instrument, it is of the utmost importance to bestow upon students a warmup
routine, since if, on the one hand, approaching this subject may strengthen the learning
process, on the other it is vital in supporting the daily study of the instrument, preventing
injuries. In order to determine the warm-up's influence on the teaching and learning processes
of the Cello, this body of work includes a cataloging of warm-up exercises, as well as the
comparative evaluation of a warm-up plan, conceived and put into practice within the
Supervised Teaching Practice course. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31048 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|