Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30923

Title: O espólio musical da Biblioteca Pública de Évora oriundo do Mosteiro de S. Bento de Cástris
Authors: Oliveira, Filipe
Keywords: Évora; Manuscrito musical; Biblioteca Pública de Évora; Música sacra; S. Bento de Cástris
Issue Date: 2021
Publisher: Évora: Publicações do Cidehus, 2021
Citation: Filipe Mesquita de OLIVEIRA, «O espólio musical da Biblioteca Pública de Évora oriundo do Mosteiro de S. Bento de Cástris», in Paisagens sonoras históricas : Anatomia dos sons nas cidades, ed. Vanda de Sá, Rodrigo Teodoro & Antónia Fialho Conde, Nouvelle édition [en ligne]. Évora: Publicações do Cidehus, 2021 (généré le 03 janvier 2022). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/cidehus/16834>. ISBN : 9791036584572. DOI : https://doi.org/10.4000/books.cidehus.16834.
Abstract: Resumo: Parte do espólio musical manuscrito de cariz religioso que a Biblioteca Pública de Évora preserva provém do Mosteiro de S. Bento de Cástris, tendo aí sido depositado na derradeira década do século XIX. Muita dessa música pode ser relacionada com os acontecimentos musicais que, sobretudo na segunda metade de oitocentos, caracterizaram a vida religiosa e cultural da cidade. Tendo como directriz de estudo essa possibilidade, o presente estudo tem por objectivo estabelecer pistas para a relação de alguns manuscritos oriundos de S. Bento de Cástris com as festividades religiosas ocorridas em Évora nessa época e que se encontra registada nos vários periódicos eborenses da altura. Será assim feito o confronto da actividade musical de S. Bento de Cástris com as várias celebrações religiosas nas igrejas, mosteiros e espaços públicos da cidade. O objectivo do estudo é proceder a uma análise do impacto da celebração musical religiosa ainda na segunda metade de oitocentos e confrontá-la com todos os outros tipos de eventos musicais ocorridos em Évora na mesma altura. O seu cerne será assim o levantamento do rol de hipóteses relevantes sobre o tema, atendendo ao facto de que a maior parte das festividades musicais noticiadas em periódicos a partir da década de 60 do século XIX dizem respeito a celebrações que ultrapassam a fronteira religiosa. A extinção das ordens em Portugal em 1834, que levou ao encerramento dos conventos, teria resultado num inevitável decréscimo e desaparecimento gradual da actividade musical nesse âmbito. Embora esse decréscimo seja notório, existe todavia alguma actividade musical no âmbito conventual, como nos relatam diversos registos noticiosos. Os dados da presente comunicação resultantes, quer da análise das notícias em periódicos eborenses desse período, quer dos códices da colecção CLI associados S. Bento de Cástris, irão assim ajudar-nos a repensar este tema. Por fim, o trabalho de pesquisa científica em torno desses fundos constitui-se como um contributo necessário para a contextualização histórica da paisagem sonora e musical da cidade de Évora durante século XIX.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30923
Type: bookPart
Appears in Collections:MUS - Publicações - Capítulos de Livros

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