|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30872
|
Title: | Desafios educacionais na crise covid-19: contributos do pensamento de Paulo Freire |
Authors: | Zukowsky-Tavares, Cristina Silva, Natália Alencar, Vitória Cardoso, Thiago Lopes-Jr., Derson Bonito, Jorge |
Editors: | Camacho, M. J. Martins, S. |
Keywords: | Paulo Freire desafios profissionais educação equidade pandemia covid-19 |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira |
Citation: | Zukowsky-Tavares. C., Silva, N., Alencar, V., Cardoso, T., Lopes Jr., D., & Bonito, J. (2022). Desafios educacionais na crise covid-19: contributos do pensamento de Paulo Freire. In M. J. Camacho, & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia (pp. ??). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN 978-989-54390-6-5] |
Abstract: | A pandemia por covid-19, anunciada pela OMS, determinou a instalação de um contexto de iniquidades sociais. Esta investigação, analítica, descritiva e transversal, teve como objetivo caraterizar os desafios na formação e trabalho em home office, em consequência da covid-19. Foi aplicado um inquérito a 317 profissionais da educação em diversos locais do Brasil, em maio de 2020. Entre os aspetos que mais se evidenciam, percebe-se a falta de preparação dos respondentes para assegurar aulas a distância, a desigualdade no acesso tecnológico, a redução do bem-estar profissional, mas o acompanhado entusiasmo na busca de novos métodos. Emerge uma situação de vulnerabilidade e a necessidade de valorização profissional docente. Partindo do prisma da criticidade, do diálogo e empowerment docente, indica-se a possibilidade de “ser mais em educação”, apontando-se alguns caminhos freireanos para a transposição de desigualdades educacionais presentes e futuras. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30872 |
ISSN: | 978-989-54390-6-5 Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|