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http://hdl.handle.net/10174/30750
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Title: | Práticas de Educação Inclusiva e o papel das tecnologias de informação e comunicação, no suporte aos alunos. Um estudo de caso numa turma de ensino secundário, num agrupamento de escolas no Alentejo |
Authors: | D'Orey, Inês Filipa Rosado Bibes Lagoa |
Advisors: | Ramos, José Luís Pires |
Keywords: | Escola inclusiva Tecnologias de Informação e Comunicação Inclusão Abordagem multinível Inclusive school Information and Communication Technologies Inclusiveness Multilevel approach |
Issue Date: | 16-Dec-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O estudo teve como objetivo compreender como são desenhadas, implementadas
e avaliadas as medidas de suporte à aprendizagem no contexto da educação inclusiva,
num agrupamento de escolas no Alentejo, e qual o papel das Tecnologias de Informação
e Comunicação no suporte aos alunos na aplicação dessas medidas. A metodologia de
investigação foi baseada no estudo de caso, recorrendo à entrevista semiestruturada e à
análise documental, cujos dados foram objeto de análise e interpretação. Este estudo
pretende contribuir para o conhecimento do quadro jurídico da educação inclusiva,
clarificando como são sugeridas e implementadas as medidas da abordagem multinível.
Considerando os resultados obtidos pode concluir-se pela necessidade da formação em
educação inclusiva, particularmente no que respeita às diversas medidas a adotar da
abordagem multinível. Este estudo torna-se importante, porque dá a conhecer as
perceções que os docentes da turma têm sobre as práticas inclusivas; "Inclusive Education Practices and the role of information and
communication technologies in supporting students. A case
study in a high school class in a group of schools in Alentejo".
ABSTRACT:
The purpose of this study was to understand how the learning support measures
are drawn, implemented and evaluated, in the context of the inclusive education in a group
of schools in Alentejo, as well as the role of the Information and Communication
Technologies in the students support when these measures are implemented. The research
methods were qualitative ones, and were based on the case study method, using semistructured
interview and documentary analysis, whose data were object of analysis and
interpretation through content analysis. This study also intends to make some
contributions to the knowledge and understanding of the legal framework of inclusive
education. Considering the development of the various interviews, one can expressively
conclude the need for training in inclusive education, particularly with regard to the
various measures to be adopted in the multi-level approach. This study is important
because it reveals the perceptions that classroom teachers have about inclusive practices. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30750 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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