|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30748
|
Title: | Relatório de prática supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: proposta metodológica para a abordagem de técnicas de composição da segunda metade do século XX na disciplina de Análise e Técnicas de Composição |
Authors: | Cardoso, Rodrigo Manuel Vieira |
Advisors: | Fernandes, Hugo |
Keywords: | Ensino da música Relatório de Estágio Análise e técnicas de composição Segunda metade do século XX Music teaching Internship report Analysis and composition techniques Second half of the twentieth century |
Issue Date: | 29-Oct-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada
I e II, do Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Évora, que albergou um estágio na Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) sob a orientação do professor doutor Hugo
Ribeiro e orientador cooperante, professor Nuno Henriques.
A estrutura de este relatório encontra-se dividida em duas partes substanciais. A primeira parte é
relacionada com o relatório do estágio elaborado, onde é exposta a história, oferta educativa e estrutura
administrativa da EAMCN, seguida de um relatório das aulas assistidas e lecionadas pelo mestrando. Na
segunda parte, é exposta uma investigação que tem como base o ensino de quatro técnicas de
composição da segunda metade do século XX no contexto da disciplina de Análise e Técnicas de
Composição. Em consequência, a mesma investigação levou a cabo a elaboração de quatro exercícios
de composição conotados, cada um, com uma das técnicas abordadas; Report of Supervised Teaching Practice, to be carried out in Escola Artística de Música do Conservatório
Nacional: Methodological Proposal for approaching composition techniques in the second half of the
twentieth century in the Analysis and Composition Techniques subject.
Abstract: This report was prepared within the scope of the subject of Supervised Teaching Practice I and
II, of the Master´s degree in Music Education at the University of Évora, which hosted an internship at
the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) under the guidance of the professor
doctor Hugo Ribeiro and cooperative advisor, professor Nuno Henriques.
The structure of this report was divided into two substantial parts. The first part is related to the report of
the elaborated internship, where the history, educational offer and administrative structure of EAMCN is
exposed, followed by a report of the classes attended and taught by the master's student. In the second
part, an investigation is exposed that is based on the teaching of four composition techniques from the
second half of the twentieth century in the context of Analysis and Composition Techniques. As a result,
the same investigation carried out the elaboration of four exercises of composition connoted, each one,
with one of the approached techniques. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30748 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|