Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30740

Title: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PSICOMOTORA NA MOTRICIDADE GLOBAL E NA PERCEÇÃO DA COMPETÊNCIA MOTORA EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR
Authors: Loureiro, Catarina
Veiga, Guida
Almeida, Gabriela
Editors: Matias, Ana Rita
Almeida, Gabriela
Veiga, Guida
Marmeleira, José
Keywords: psicomotricidade
jogo
competência motora
equilíbrio
infância
Issue Date: Oct-2021
Abstract: Resumo Este estudo teve como objetivo examinar os efeitos de uma intervenção psicomotora mediada por atividades expressivas e lúdicas envolvendo o movimento. Participaram 38 crianças que frequentavam o Jardim de Infância (69.50±5.59 meses). O grupo experimental (n=18) participou na intervenção psicomotora, enquanto o grupo de controlo (n=20) manteve a sua rotina habitual. A motricidade global foi avaliada pela Bateria das Funções Neuropsicomotoras da Criança que inclui a avaliação do equilíbrio dinâmico (marcha espontânea, sobre uma linha, sobre a ponta dos pés, sobre os calcanhares, e salto de uma altura) e do equilíbrio estático (imobilidade, equilíbrio unipedal e na ponta dos pés). Para avaliar a Perceção da Competência Motora, recorreu-se à Escala de Auto-Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças em imagens, versão para crianças de idade pré-escolar. Os resultados mostram que o grupo experimental melhorou nos fatores equilíbrio dinâmico e estático (p<.001), no entanto, não se observaram diferenças na perceção da competência motora. O estudo demonstra os benefícios da intervenção psicomotora para o desenvolvimento motor, nomeadamente o equilíbrio, das crianças de idade pré-escolar.Abstract The aim of this study was to examine the effects of a psychomotor intervention mediated by expressive and playful activities involving movement. A total of 38 children attending kindergarten, participated in this study (69.50±5.59 months). The experimental group (n=18) participated in the psychomotor intervention, while the control group (n=20) maintained its routine. Motor skills were assessed through the Child Neuropsychomotor Functions Battery, which includes the assessment of dynamic balance (spontaneous gait, gait on a line, gait on the tip of the feet, gait on the heels, and height jump) and static balance (immobility, one leg balance, balance on tiptoes). The Perception of Motor Competence was obtained through the Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for young children. The results show that the experimental group improved in the dynamic and static balance factors (p<.001). The study shows the benefits of psychomotor intervention to child motor development, namely balance. Key words Psychomotricity; play; motor competence; balance; infancy.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30740
ISBN: 978-972-778-216-1
Type: bookPart
Appears in Collections:CHRC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Loureiro, Veiga & Almeida_Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV - cópia.pdf661.6 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois