Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30719
|
Title: | Entre rupturas e continuidades. A Junta de Educação Nacional (1929-36) e a renovação pedagógica e científica liceal |
Authors: | Lopes, Quintino |
Keywords: | Ensino Estado Novo |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Editorial Dykinson; Universidad Carlos III |
Citation: | LOPES, Quintino (2018), “Entre rupturas e continuidades. A Junta de Educação Nacional (1929-36) e a renovação pedagógica e científica liceal” in LÓPEZ-OCÓN, Leoncio; GUIJARRO, Víctor; PEDRAZUELA, Mario (eds.), Aulas abiertas. Profesores viajeros y renovación de la enseñanza secundaria en los países ibéricos (1900-1936), Madrid: Editorial Dykinson; Universidad Carlos III, pp. 85-109. (978-84-9148-915-3). |
Abstract: | Nos anos de 1930, a Junta de Educação Nacional concedeu bolsas de estudo a professores de liceu em instituições como a École de l'Ermitage e o Institut Jean-Jacques
Rousseau, financiou participações activas de professores liceais em
congressos pedagógicos internacionais, patrocinou a criação de uma escola de ensaio pedagógico – o Instituto de Reeducação Mental e Pedagógica
– e financiou a vinda a Portugal de um dos mais categorizados representantes da Educação Nova,
Adolphe Ferrière.
Analisadas articuladamente, estas práticas científicas da Junta de Educação Nacional representam a materialização da filosofia da instituição para
o ensino liceal, cuja crença na renovação, em complemento ou mesmo contraposição às reformas educativas, pode ser aferida na concepção de que “a
escola valerá sempre o que valerem os mestres e as qualidades destes não mudam ao sabor das leis”. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30719 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | IHC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|