|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30601
|
Title: | OUT-TO-IN: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR |
Authors: | Cruz, Ana Rita Mameleira, José Almeida, Gabriela Guerreiro, Daniela Veiga, Guida |
Editors: | Matias, Ana Rita Almeida, Gabriela Veiga, Guida Marmeleira, José |
Keywords: | Habilidades motoras intervenção corpo-mente espaço exterior educação pré-escolar |
Issue Date: | Oct-2021 |
Abstract: | Resumo
Na idade pré-escolar, período de aquisição e aumento das competências motoras fundamentais, a diversidade de vivências e de contextos contribui para o desenvolvimento das crianças. O espaço exterior oferece oportunidades de exploração destas habilidades promovendo o desenvolvimento, saúde e bem-estar. Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos de uma intervenção psicomotora sobre as habilidades motoras de crianças de idade pré-escolar. Um grupo de 25 crianças participou no programa de intervenção psicomotora OUT-TO-IN que envolveu sessões bissemanais ao ar livre durante 10 semanas. Um grupo similar de 25 crianças não participou no programa, mantendo as rotinas habituais. A intervenção seguiu uma abordagem corpo-mente, integrando atividades de jogo de exercicío, relaxação lúdica e simbolização. A competência motora foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development (2nd edition) no início e no final da intervenção. Segundo os resultados das comparações inter- e intra-grupo, a intervenção teve efeitos positivos no subteste de locomoção, em específico nas habilidades de corrida, pé-coxinho, deslocamento lateral, drible com uma mão e agarrar. Conclui-se que intervenções integrativas (mente-corpo) podem contribuir para o desenvolvimento da competência motora de crianças de idade pré-escolar.Abstract
In preschool age, a period of acquisition and increase of the fundamental motor skills, the diversity of experiences and contexts contributes to the development of children. Outer space offers opportunities to explore these skills promoting development, health and well-being. This study aimed to analyze the effects of a psychomotor intervention on the motor skills of preschool children. A group of 25 children participated in the OUT-TO-IN psychomotor intervention program which involved biweekly outdoor sessions for 10 weeks. A similar group of 25 children did not participate in the program, maintaining the usual routines. The intervention followed a mind-body approach, integrating exercise game activities, playful relaxation and symbolization. Motor competence was evaluated by the Test of Gross Motor Development at the beginning and end of the intervention. According to the results of the inter- and intra-group comparisons, the intervention had positive effects on the locomotion subtest, specifically on running, hopping, lateral displacement, one-handed dribbling and catching skills. It is concluded that integrative interventions (mind-body) can contribute to the development of motor competence in preschool children. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30601 |
ISBN: | 978-972-778-216-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CHRC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|