|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30574
|
Title: | A iniciação à prática profissional na licenciatura em Ciências da Educação na Universidade de Évora – Relatos de uma experiência |
Authors: | Bonito, Jorge Costa, Paulo Moreira, Maria de Lurdes |
Editors: | Lima, Francisca das Chagas Nunes, Iran de Maria Leitão Castro, Cesar Augusto |
Keywords: | Ciências da Educação Iniciação à prática profissional Entidades parceiras |
Issue Date: | Nov-2021 |
Publisher: | Universidade Federal do Maranhão |
Citation: | Bonito, J., Costa, P., & Moreira, M. L. (2021). A iniciação à prática profissional na licenciatura em Ciências da Educação na Universidade de Évora – Relatos de uma experiência. Cadernos de Pesquisa, 28(4), 245-267 [ISSN 2178-2229] |
Abstract: | O curso de Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora foi apresentado à comunidade académica, na sua primeira edição, no ano escolar de 2007-2008. Decorridos cinco anos de exercício, o curso foi reestruturado, no sentido de se uniformizar o número de créditos de cada unidade curricular (UC), de incluir no plano de estudos um conjunto partilhado de UCs designadas como “propedêuticas” e outras como “transversais” e de diminuir o elenco de UCs optativas existente. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência curricular da iniciação à prática profissional (IPP) introduzida nas UCs de Seminário de Desenvolvimento de Projetos (SDP) e de Projetos de Intervenção em Educação (PIE), enquanto espaços potenciadores do contacto com o mundo do trabalho. No plano metodológico, optou-se por um desenho de matriz qualitativa: para a caraterização da UC de SDP e da UC de PIE, foram analisados documentos oficiais da Universidade de Évora, bem como informação procedente dos inquéritos de opinião dos alunos, no âmbito do Sistema Interno de Promoção e Garantia da Qualidade da Universidade de Évora. No que diz respeito à IPP, optou-se por realizar uma entrevista qualitativa com alunos destas duas UCs, no final do ano escolar de 2019-2020 (N = 7) e às entidades de acolhimento (N = 8), tendo como matriz uma análise SWOT sobre o seu funcionamento. Os resultados apontam para a possibilidade de as aprendizagens realizadas no espaço universitário poderem ser mobilizadas em contexto real terem vindo a ganhar consistência. Está por otimizar a articulação entre os membros das equipas docentes, a adaptação dos alunos às instituições e a consolidação das aprendizagens prévias, mas há um conjunto de oportunidades a não descurar. |
URI: | http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713 http://hdl.handle.net/10174/30574 |
ISBN: | 2178-2229 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|