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http://hdl.handle.net/10174/30568
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Title: | DIFICULDADES MOTORAS EM CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
Authors: | Almeida, Gabriela Matias, Ana Rita |
Editors: | Matias, Ana Rita Almeida, Gabriela Veiga, Guida Marmeleira, José |
Keywords: | infância competência motora equilíbrio habilidades motoras dificuldades de aprendizagem |
Issue Date: | Oct-2021 |
Abstract: | Resumo
A Perturbação da Aprendizagem Específica (PAE) é uma Perturbação Neurodesenvolvimental caracterizada por uma discrepância entre o potencial cognitivo da criança e as capacidades de aprendizagem simbólicas da leitura, escrita e cálculo. Associada à PAE surgem descritas na literatura sobre o assunto, alterações das habilidades motoras, sendo ainda frequente co-ocorrer com Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação. O presente artigo apresenta uma revisão da literatura, analisando e descrevendo as dificuldades motoras de crianças com diagnóstico de PAE, comparativamente a crianças sem PAE. No que respeita aos resultados, os estudos revelam que crianças com diagnóstico de PAE experienciam, significativamente, mais dificuldades motoras do que os seus pares sem PAE, nomeadamente em habilidades motoras globais e finas, postura e equilíbrio. É essencial identificar a presença de quaisquer dificuldades motoras em crianças que já foram diagnosticadas com PAE, uma vez que as mesmas podem ter impacte negativo na participação em atividade física, na autoestima, nas atividades e participação em casa e na escola. Abstract
Specific Learning Disability (SLD) is a Neurodevelopmental Disorder characterized by a discrepancy between the child's cognitive potential and the symbolic learning capacities of reading, writing and math calculating. Associated with SLD, alterations in motor skills are described in the literature on the subject, and it is still frequent to co-occur with Development Coordination Disorder. This article presents a review of the literature, analyzing and describing the motor difficulties of children diagnosed with SLD, compared to children without SLD. Regarding the results, studies show that children diagnosed with SLD have significantly more motor difficulties than their peers without SLD, namely in global and fine motor skills, posture, and balance.
It is essential to identify the presence of any motor difficulties in children who have already been diagnosed with SLD, as they can have a negative impact on participation in physical activity, in self- esteem, activities and participation at home and at school. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30568 |
ISBN: | 978-972-778-216-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CHRC - Publicações - Capítulos de Livros
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