Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30560

Title: Aprender geologia no ensino secundário de Timor-Leste: do manual do aluno do 10.º ano
Authors: Bonito, Jorge
Rebelo, Dorinda
Andrade, António Soares de
Marques, Luis
Editors: Silva, Bento D.
Almeida, Leandro S.
Barca, Alfonso
Peralbo, Manuel
Alves, Regina
Keywords: Geologia
Timor-Leste
Ensino secundário
Manual escolar
Issue Date: Nov-2021
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Bonito, J., Rebelo, D., Soares de Andrade, A., & Marques, L. (2021). Aprender Geologia no ensino secundário de Timor-Leste: do programa aos manuais do aluno e guias do professor. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, & R. Alves (Orgs.), Atas do XVI congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 1143-1153). Braga, Portugal: Universidade do Minho.
Abstract: O projeto Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste (2010-2013), previu os termos orientadores dos serviços científicos, técnicos e pedagógicos a prestar pela Universidade de Aveiro no desenvolvimento do referido projeto. Este projeto objetivava a conceção de um plano curricular para o ensino secundário geral em Timor-Leste (10.º, 11.º e 12.º anos) e de programas, manuais do aluno e guias do professor para cada um dos três anos, em cada disciplina. Nesse sentido, foram constituídas 14 equipas disciplinares. A disciplina de Geologia é colocada, pela primeira vez, no plano curricular do ensino secundário geral em Timor-Leste: a equipa autoral é constituída por três docentes do ensino superior (um geólogo e dois educadores em ciência) e uma docente do ensino básico e secundário. O desenvolvimento do projeto é realizado em articulação com equipas timorenses, incluindo contactos regulares e missões de membros da equipa portuguesa a Timor-Leste, face ao singular contexto educativo e cultural, distinto do português. A equipa autoral de Geologia propôs o programa desta disciplina e elaborou manuais do aluno e guias de apoio ao professor para cada um dos três anos escolares. Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura, organização e opções didáticas dos autores na elaboração do manual do aluno de Geologia do 10.º ano. Com base na análise documental, percorrem-se as principais linhas de força do manual, analisando a sua estrutura, tendo por base critérios para a conceção deste tipo de recursos. Conclui-se que o manual escolar acompanha as mais recentes tendências para a elaboração destes materiais curriculares, com opções didáticas assumidas e bem explícitas.
URI: https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf
http://hdl.handle.net/10174/30560
ISBN: ISBN 978-989-8525-71-0
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito_et_al.pdf3.53 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois