|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30560
|
Title: | Aprender geologia no ensino secundário de Timor-Leste: do manual do aluno do 10.º ano |
Authors: | Bonito, Jorge Rebelo, Dorinda Andrade, António Soares de Marques, Luis |
Editors: | Silva, Bento D. Almeida, Leandro S. Barca, Alfonso Peralbo, Manuel Alves, Regina |
Keywords: | Geologia Timor-Leste Ensino secundário Manual escolar |
Issue Date: | Nov-2021 |
Publisher: | Universidade do Minho |
Citation: | Bonito, J., Rebelo, D., Soares de Andrade, A., & Marques, L. (2021). Aprender Geologia no ensino secundário de Timor-Leste: do programa aos manuais do aluno e guias do professor. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, & R. Alves (Orgs.), Atas do XVI congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 1143-1153). Braga, Portugal: Universidade do Minho. |
Abstract: | O projeto Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste (2010-2013), previu os termos orientadores dos serviços científicos, técnicos e pedagógicos a prestar pela Universidade de Aveiro no desenvolvimento do referido projeto. Este projeto objetivava a conceção de um plano curricular para o ensino secundário geral em Timor-Leste (10.º, 11.º e 12.º anos) e de programas, manuais do aluno e guias do professor para cada um dos três anos, em cada disciplina. Nesse sentido, foram constituídas 14 equipas disciplinares. A disciplina de Geologia é colocada, pela primeira vez, no plano curricular do ensino secundário geral em Timor-Leste: a equipa autoral é constituída por três docentes do ensino superior (um geólogo e dois educadores em ciência) e uma docente do ensino básico e secundário. O desenvolvimento do projeto é realizado em articulação com equipas timorenses, incluindo contactos regulares e missões de membros da equipa portuguesa a Timor-Leste, face ao singular contexto educativo e cultural, distinto do português. A equipa autoral de Geologia propôs o programa desta disciplina e elaborou manuais do aluno e guias de apoio ao professor para cada um dos três anos escolares. Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura, organização e opções didáticas dos autores na elaboração do manual do aluno de Geologia do 10.º ano. Com base na análise documental, percorrem-se as principais linhas de força do manual, analisando a sua estrutura, tendo por base critérios para a conceção deste tipo de recursos. Conclui-se que o manual escolar acompanha as mais recentes tendências para a elaboração destes materiais curriculares, com opções didáticas assumidas e bem explícitas. |
URI: | https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf http://hdl.handle.net/10174/30560 |
ISBN: | ISBN 978-989-8525-71-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|