Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30503
|
Title: | Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
Authors: | Verdasca, José Ramos, José Candeias, Adelinda Cristóvão, Ana Monginho, Ricardo Calisto, Inês |
Keywords: | Ambientes de apendizagem para o bem-estar abordagem curricular aberta e enriquecida tecnologia como recurso de aprendizagem criatividade e competências socioemocionais |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | CIEP-UEvora |
Abstract: | A abordagem que sustentamos, está ancorada em ações escolares estratégicas que priorizam e apostam em dinâmicas educativas convergentes e interdependentes e que no esquema podem ser percecionadas como os pilares que ancoram e operacionalizam a ‘Aprendizagem para o Bem-Estar’, nomeadamente: i) práticas curriculares abertas e enriquecidas, dentro e fora da sala de aula convencional, com recurso a fontes curriculares variadas e a locus de aprendizagem diversificados, com a participação de outros atores da comunidade ainda que sob a liderança pedagógica dos professores, mobilizando outras linguagens, outros recursos e artefactos educativos; ii) integração de dispositivos tecnológicos portáteis e utilização de softwares educativos numa nova conceção de aprendizagem que procura tirar partido do quotidiano dos alunos dentro e fora da escola dando-lhe valor e utilidade como uma ferramenta de apoio à aprendizagem. O facto de a solução Samsung Smart-School implementada em cada uma das salas das turmas permitir o acompanhamento individual, a regulação dos alunos pelos professores e entre aqueles nas dinâmicas pedagógicas é reforçador da liderança pedagógica dos professores e facilitador da aceitação e naturalização da tecnologia como recurso de aprendizagem; iii) aprendizagem por experienciação a partir da participação ativa dos alunos em projetos culturais e artísticos e onde, através de processos socioemocionais, criativos e cinestésico-corporais, geram oportunidades dos alunos desenvolverem as suas capacidades para compreender e valorizar o conhecimento emocional, expressar e autorregular as suas emoções.
Numa linha de suporte às componentes anteriores está a dimensão estratégica da formação prévia e contínua dos professores e de toda uma lógica de ação de desenvolvimento profissional docente neste âmbito. São ainda referenciadas lógicas de ação estratégica, parcial ou integralmente articuladas entre si, ancoradas numa visão integrada da aprendizagem e que contribuem para a criação e concretização das dinâmicas curriculares-tipo |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30503 |
ISBN: | 978-972-778-188-1 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|