Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30240

Title: Cartografia de Sítios da Rede Natura 2000 em Portugal continental
Authors: Ribeiro, Silvia
Pena, Selma
Pinto-Cruz, Carla
Rodríguz-González, Patrícia
Costa, José
Lomba, Ângela
Pereira, Marizia
Silva, Vasco
Oliveira, Hugo
Caraça, Rute
Almeida, Erika
Carapeto, André
Paes, Ana
Pina, Ana
Simões, Ana
Xavier, Pedro
Miguel, Cátia
Silva, Lídia
Costa, Francisca
Duarte, Inês
Dias, Ana
Freire, Vera
Albuquerque, António
Nunes, Leónia
Carpeta, Ana
Capelo, Jorge
Mesquita, Sandra
Espírito-Santo, Dalila
Editors: Departamento de Biodiversidad y Gestión Ambiental (Botánica), Facultad de Ciencias Biológicas y Ambientales, Universidad de León (España)
Keywords: Cartografia
Habitats
Geodatabase
Vegetação
Conservação
Issue Date: 3-Sep-2021
Publisher: ©UNIVERSIDAD DE LEÓN Servicio de publicaciones de la Universidad de León Campus de Vegazana s/n 24071 LEÓN (España)
Citation: Citação Ribeiro, S.; Pena, S.; Pinto-Cruz, C.; Rodríguez-González, P.; Costa, J. C.; Lomba, Â.; Pereira, M.; Silva, V.; Oliveira, H.; Caraça, R.; Almeida, E.; Carapeto, A.; Paes, A. P.; Pina, A. R.; Simões, A. R.; Xavier, P.; Miguel, C.; Silva, L.; Pinto da Costa, F.; Duarte, I.; Dias, A.; Freire, V.; Albuquerque, A.; Nunes, L.; Caperta, A.; Capelo, J.; Mesquita, S. & Espírito-Santo, D. (2021). Cartografia de Sítios da Rede Natura 2000 em Portugal continental. Libro de resúmenes Symposium Internationale ad Honorem Salvador Rivas-Martínez, Departamento de Biodiversidad y Gestión Ambiental (Botánica), Facultad de Ciencias Biológicas y Ambientales, Universidad de León España), 30. ISBN: 987-84-18490-34-7
Abstract: Resumo: No âmbito da Cartografia de Habitats Naturais e Seminaturais e de Flora em 31 Sítios Classificados formou-se uma equipa capaz de responder adequadamente ao caderno de encargos lançado em Concurso Público em julho de 2018. A metodologia definida seguiu diferentes fases de implementação, preparação de campo; trabalho de campo; execução de cartografia e validação da cartografia. Para a cartografia foi efetuada previamente uma exaustiva preparação do trabalho de campo que contemplou o estudo breve da Paisagem do Sítio e a definição de uma amostragem estratificada com base na cartografia do uso do solo, cartografia anterior de habitats e conhecimento de especialista do SIC. Efetuada a preparação do trabalho de campo, procedeu-se ao início da recolha de dados no campo a qual se focou em polígonos de ocorrência provável de habitats e em polígonos com pontos de amostragem (definidos anteriormente na amostragem estratificada), tendo sido preenchidas ficha de amostragem de habitats, com a respetiva recolha de imagens. O trabalho de campo decorreu entre abril de 2019 e novembro de 2020. Posteriormente ao trabalho de campo, a informação obtida foi organizada e tratada com vista à produção de cartografia, a qual foi organizada numa base de dados geográficos (geodatabase) para garantir a qualidade topológica e temática dos resultados. Os diferentes campos da tabela de atributos apresentavam-se com pré-preenchimento de modo a minimizar a produção de erros e a auxiliar o preenchimento dos atributos da cartografia. Apresenta-se uma síntese dos trabalhos realizados e da informação obtida, com especial enfoque nos habitats que desapareceram e nos que foram agora identificados, para alguns dos Sítios. Para habitats previamente selecionados foram avaliados o grau de conservação e as pressões identificadas, bem como efetuada a análise da representatividade de cada um. De modo transversal e ao longo de todo o processo foram executados procedimentos de controle de qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30240
ISBN: 987-84-18490-34-7
Type: article
Appears in Collections:PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PROGRAMA Y LIBRO DE RESÚMENES.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois