Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30217

Title: O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
Other Titles: The Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive school
El Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusiva
Authors: Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva
Soares, Aline Raiany Fernandes
Keywords: Multiculturalidade
Interculturalidade
Diversidade cultural
Políticas públicas
Práticas educativas
Issue Date: 2021
Publisher: Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
Citation: RESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021
Abstract: Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.
URI: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15972
http://hdl.handle.net/10174/30217
ISSN: 1809-2667
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
15972-Texto do artigo-42816-1-10-20210825.pdf321.85 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois