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Title: Fatores que inflluenciam a utilização de passagens por carnívoros em canais de rega
Authors: Azedo, Ana Rita Abelha Jorge
Advisors: Vaz, Pedro Jorge Gonçalves
Santos, Sara
Keywords: Canais de Rega
Passagens
Carnívoros de médio porte
Conectividade
Issue Date: 2-Aug-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Chuva escassa ou inconstante em consequência das alterações climáticas implica mais sistemas de irrigação. É urgente documentar os impactes dos canais de rega, como o efeito barreira, nos movimentos dos animais selvagens e como os mitigar. Nesta dissertação avaliaram-se atravessamentos de passagens superiores e hidráulicas em canais de rega por mamíferos carnívoros entre 2008 e 2015no sul de Portugal. Analisou-se a influência das estruturas, das suas características, e da paisagem nos atravessamentos. As passagens superiores aumentaram as taxas de atravessamento em 11 % em relação às passagens hidráulicas e ambas foram mais atravessadas em paisagens com usos do solo equitativamente distribuídos. Esta foi a primeira evidência de contraste marcado entre estruturas de atravessamento em canais. O trabalho mostra como o contexto na paisagem afeta os atravessamentos e como um projeto de irrigação pode alterar a paisagem. Estas interações têm de ser tidas em conta na mitigação do efeito barreira; Factors influencing the use of irrigation canal crossing structures by carnivores Abstract: Scarce or irregular rainfall as a result of climate change implies more irrigation systems. It is therefore urgent to document the impacts of irrigation canals, such as the barrier effect, on wildlife movements and how we can mitigate them. In this thesis we evaluated crossings of overpasses and culverts in irrigation canals by carnivore mammals between 2008 and 2015 in southern Portugal. The influence of the structures, their features, and of the landscape context on crossings was analysed. Overpasses increased crossing rates by 11 % relative to culverts and both structures were crossed more often in landscapes with evenly distributed land uses. This was the first evidence of a contrast in crossing rates among irrigation canal crossing structures. The study shows how landscape context affects crossings and how an irrigation project can alter the landscape. These interactions need to be taken into account in mitigating the barrier effect.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30101
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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