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http://hdl.handle.net/10174/30067
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Title: | A (re)construção da cultura organizacional em mega-agrupamentos de escolas: um estudo de caso na região de Lisboa |
Authors: | Sanches, Mário Augusto |
Advisors: | Nico, Bravo Torres, Leonor Maria Lima |
Keywords: | Cultura organizacional Mega-agrupamento de escolas Partilha da cultura Cenário cultural Agrupamento vertical Organizational culture School mega-cluster Culture sharing Cultural setting Vertical cluster |
Issue Date: | 26-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Os mega-agrupamentos de escolas foram introduzidos no início da segunda década do século XXI, tendo-se revelado uma medida de política educativa caracterizada pela imposição burocrática de uma lógica administrativa, centralizadora e verticalizada na reorganização da rede escolar, que considerou esta nova organização como a solução racional para o cumprimento da escolaridade obrigatória de doze anos. Assim, este estudo pretende investigar como se desenvolveu o processo de (re)construção da cultura organizacional em mega-agrupamentos de escolas, em particular de que forma as culturas das escolas agregadas (re)agiram às estratégias de anulação das suas especificidades, construídas ao longo do tempo.
O projeto de investigação elaborado para o efeito enquadra-se no paradigma qualitativo e na abordagem interpretativa, tendo-se optado pelo estudo de caso singular como estratégia de investigação. Selecionado o caso – um mega-agrupamento de escolas criado em 2012 -, procedeu-se à recolha de dados com recurso às técnicas de entrevista, da pesquisa de terreno e da análise documental. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo.
A investigação revelou que a criação do mega-agrupamento objeto do estudo suscitou um choque entre as organizações agregadas, considerando que a liderança da escola-sede tentou gerir a cultura no sentido da homogeneização cultural, o que foi interpretado como o apagamento da cultura de um agrupamento vertical já existente. Entretanto, a cultura de matriz gerencialista e meritocrática, presente nas orientações nacionais desde os anos noventa, consolidou-se progressivamente nas missões da nova organização, sendo partilhada maioritariamente pelos seus membros, embora tenham emergido manifestações ancoradas na tradição democrática das escolas. Assim, numa organização que funcionou como um “entreposto cultural” (Torres, 2008), ocorreram manifestações de integração, diferenciação e fragmentação na partilha da cultura, particularmente nos significados construídos nos planos da organização pedagógica, do desenvolvimento do currículo, do reconhecimento do mérito e da regulação da disciplina, pelo que, em vez da homogeneização pretendida, o mega-agrupamento pôde, antes, apresentar uma configuração cultural múltipla e diversos cenários culturais; Abstract:
The (re)construction of organizational culture in school mega-clusters: a case study in the region of Lisbon - The school mega-clusters were introduced at the beginning of the second decade of the 21st century, having proved an educational policy measure characterized by the imposition of an administrative, centralizing and verticalized logic in the reorganization of the school network, which considered this new organization as the rational solution for fulfilling the compulsory education of 12 years. Thus, this study intends to investigate how the process of (re) construction of the organizational culture in school mega-clusters was developed, namely how the cultures of the aggregated schools reacted to the strategies of cancelling their specificities, built over time.
The research project designed for this purpose fits into the qualitative paradigm and interpretative approach, having opted for the singular case study as a research strategy. Selecting the case - a mega-cluster created in 2012 -, data were collected using interview techniques, terrain research and document analysis. The data were treated through content analysis.
The investigation revealed that the creation of the mega-cluster object of the study caused a shock between the aggregate organizations, considering that the host school leadership attempted to manage culture towards cultural homogenization, which was interpreted as the erasure of an existing vertical cluster culture. In the meantime, a managerialist and meritocratic culture, present in national guidelines since the nineties, has been gradually consolidated in the missions of the new organization, being mostly shared by its members, although manifestations emerged anchored in the democratic tradition of schools. Thus, in an organization that functioned as a “cultural warehouse” (Torres, 2008), there were manifestations of integration, differentiation and fragmentation in the sharing of culture, particularly in the meanings constructed in the plans of pedagogical organization, curriculum development, recognition of merit and discipline regulation, so, instead of the intended homogenization, the mega-cluster could, rather, present a multiple cultural configuration and diverse cultural settings. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30067 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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