Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3002

Title: "Mudejaren in Portugal: Identität und Akkulturation" in Integration -Segregation - Vertreibung. Religiöse Minderheiten und Randgruppen auf der Iberishen Halbsintel (7. bis 17. Jahrhundert)
Authors: Barros, Maria Filomena Lopes de
Editors: Jaspert, Nikolas
Herbers, Klaus
Keywords: Mudejaren, Identität, Königreich Portugal
14. - 15. Jahhundert
Issue Date: 2011
Publisher: LIT Verlag
Citation: "Mudejaren in Portugal: Identität und Akkulturation" in Integration -Segregation - Vertreibung. Religiöse Minderheiten und Randgruppen auf der Iberishen Halbsintel (7. bis 17. Jahrhundert)
Abstract: O muçulmano do reino português, como os demais dos reinos ibéricos, evolui na diacronía em função da afirmação cristianocêntrica da sociedade em que se insere. As construções identitárias são interdependentes e complementares. O Outro, representado pelo judeu e pelo muçulmano, condiciona definitivamente a formulação dos colectivos cristãos, como estes, enquanto maioria, estruturam os trajectos possíveis dos grupos minoritários, em termos políticos económicos, sociais e culturais. O mudéjar português exemplifica cabalmente este processo, no que aos séculos XIV e XV se refere. Imprime ao seu discurso identitário um código comunicativo, comum, o português e adopta comportamentos e valores sociais e económicos da maioria. Paralelamente, a sua adscrição confessional remete para o interior da comunidade critérios diferenciadores e singulares de uma identidade que se veicula através da língua litúrgica, o árabe, de um capital onomástico diferenciado, de uma apreensão própria do espaço através dos seus bairros próprios, as mourarias, ou ainda do próprio vestuário. A coesão do grupo muçulmano materializa-se, pois, na paisagem humana e física do reino português, como, de resto, nos demais espaços peninsulares.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3002
Type: bookPart
Appears in Collections:HIS - Publicações - Capítulos de Livros
CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Integration_0001.pdf14.29 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois