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http://hdl.handle.net/10174/29828
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Title: | Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolar em Moçambique: o programa de ensino bilingue |
Authors: | Aleixo, José Bento |
Advisors: | Guambe, Alsone Jorge Sebastião, Luís |
Keywords: | Ensino bilingue Sistema de ensino Língua materna Escola Moçambique Políticas públicas Bilingual education Education system Mother tongue School Mozambique Public policy |
Issue Date: | 5-Mar-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo intitulado “Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue”, visa compreender o processo de implementação do Ensino Bilingue no sistema de ensino moçambicano, respondendo à questão “Quais os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do programa de ensino bilingue em Moçambique?”. Este processo é alvo de debates entre o governo, reponsável pela implementação, as comunidades, cujos filhos são submetidos ao ensino bilingue e os académicos que estudam esses fenómenos. Numa pesquisa baseada no paradigma interpretativista, de carácter exploratório e abordagem qualitativa, analisei documentos relativos ao ensino bilingue. Através de entrevistas semi-estruturadas efectuadas a membros séniores do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, professores, directores das escolas e membros de Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologias de dois distritos, um com apoio de parceiros e outro sem apoio de parceiros, todos envolvidos no ensino bilingue, recolhi dados que foram sujeitos à análise de conteúdo do qual concluí que a língua é apenas um dos factores causadores do desperdício e abandono escolares. São factores facilitadores da implementação da modalidade bilingue a existência de recursos humanos, docentes e não docentes, parceiros para a educação e comunidades das zonas rurais que pressionaram a introdução de turmas bilingues nas escolas. Enquanto que, a não aceitação, o desconhecimento da filosofia desta modalidade e a pobreza, constituem-se em factores inibidores. Para a redução do impacto dos factores inibidores, sugiro maior investimento na disseminação e a inclusão das línguas moçambicanas na formação de alguns profissionais como médicos e jornalistas; Abstract:
The present study entitled “A public policy to combat school failure and dropout in Mozambique: the bilingual education program”, aims to understand the process of implementing Bilingual Education in the Mozambican education system, answering the question “What are the challenges and opportunities for the development of the bilingual education program in Mozambique? The process is the subject of debates between the government, responsible for implementation, the communities, whose children are submitted to bilingual education and the academics who study these phenomena. In a research based on the interpretive paradigm, with an exploratory character and a qualitative approach, were analyzed documents related to bilingual education. Through semi-structured interviews with senior members of the Ministry of Education and Human Development, teachers, school directors and members of District Services for Education, Youth and technologies from two districts, one with partner support and the other without partner support, all involved in bilingual education, were collected data that were subjected to content analysis from which it was concluded that language is just one of the factors that cause school waste and dropout. Factors that facilitate the implementation of the bilingual modality are the existence of human resources, both teaching and non-teaching, partners for education and communities in rural areas that pressured the introduction of bilingual classes in schools. While non-acceptance, and the lack of knowledge about the philosophy of this modality and poverty, are inhibiting factors. To reduce the impact of inhibiting factors, it is suggested greater investment in the dissemination and inclusion of Mozambican languages in the training of some professionals such as doctors and journalists. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29828 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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