|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29788
|
Title: | Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil |
Authors: | Nascimento, Hallan Daniel do |
Advisors: | Favinha, Marília |
Keywords: | Escola Políticas Públicas Absentismo Escolar School Public policy School Absenteeism |
Issue Date: | 25-Mar-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Através da presente dissertação, pretende-se analisar e discutir as ações que têm sido implementadas em duas escolas públicas do Estado do Pará- Brasil relativamente ao absentismo e abandono escolar. Adicionalmente, pretende-se compreender quais as políticas adotadas, no sentido de construir conhecimento, que possa propor um conjunto de medidas que permitam ajudar a encontrar soluções para esta problemática. Este caso de estudo utiliza uma metodologia de cariz quantitativo, tendo em conta que, como instrumento recorreu a um questionário, que pretendeu recolher dados através de uma amostra de profissionais da educação, nas duas escolas analisadas: professores e gestores. Após a análise dos resultados, foi possível observar que tanto o absentismo escolar, como o insucesso escolar e a repetência são problemáticas que estão presentes nestas comunidades educativas. Desta forma, é necessário efetuar uma análise estruturada sobre as causas que motivam estes indicadores, para que se possa proceder a uma avaliação integrada da questão. Neste sentido, e partindo deste caso, são apresentadas algumas possíveis soluções que permitam minimizar o absentismo escolar e os efeitos desta realidade nas escolas; ABSTRACT:
School Absenteeism - Teachers' opinions in two public schools in Belém do Pará.
Through this dissertation, it is intended to analyze and discuss the actions that have been implemented in two public schools in the State of Pará-Brazil regarding absenteeism and school dropout. Additionally, it is intended to understand which policies have been adopted, in order to build knowledge, which can propose a set of measures that will help to find solutions to this problem. This case study uses a quantitative methodology, taking into account that, as an instrument, it resorted to a questionnaire, which intended to collect data through a sample of education professionals, in the two schools analyzed: teachers and managers. After analyzing the results, it was possible to observe that both school absenteeism, school failure and repetition are problems that are present in these educational communities. Thus, it is necessary to carry out a structured analysis of the causes that motivate these indicators, so that an integrated assessment of the issue can be carried out. In this sense, and starting from this case, some possible solutions are presented that allow to minimize school absenteeism and the effects of this reality in schools. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29788 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|