Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29785

Title: Mobilidade académica Ibero-Americana: práticas institucionais e seus contributos para a formação de cidadãos cosmopolitas
Authors: Paula, Fabrício Lopes
Advisors: Sebastião, Luís
Keywords: Mobilidade académica
Educação superior
Cidadania cosmopolita
Ibero
Issue Date: 22-Mar-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta tese de doutorado apresenta um estudo empírico acerca dos contributos da mobilidade acadêmica, realizada no território ibero-americano, para a formação de cidadãos cosmopolitas. A Teoria Fundamentada em Dados foi a modalidade de pesquisa utilizada. Com o objetivo de analisar de que modo os programas de mobilidade acadêmica ibero-americanos contribuem para que estudantes percebam e vivenciem a cidadania numa perspetiva cosmopolita, instituições de ensino superior e demais locais estratégicos foram visitados. Os dados coletados demonstram quais são os principais e melhores procedimentos realizados pelas instituições de ensino superior em relação ao envio de estudantes para outros países e ao recebimento de discentes estrangeiros. Práticas institucionais de acolhimento e acompanhamento durante a mobilidade foram igualmente analisadas. Constatou-se que a relevância das instituições de ensino superior para a formação de cidadãos cosmopolitas vai além de seus contributos científico-acadêmicos. As universidades tornam-se um importante local de formação de cidadãos conscientes da realidade e dos problemas regionais e globais da atualidade quando adotam práticas socializantes que integram toda sua comunidade, sobretudo estudantes estrangeiros. A compreensão do que é a cidadania numa perspetiva cosmopolita exige a experimentação de uma realidade multicultural e plural em que há integração, diálogo e respeito às diferenças. Se a proposta da mobilidade acadêmica internacional é a experiência em outra cultural, as instituições de ensino superior devem dispensar mais atenção às práticas de acolhimento e acompanhamento de estudantes estrangeiros, indispensáveis para a troca de experiências e ampliação da visão de mundo. Ao final, foram apresentadas sugestões às universidades que buscam melhorar suas práticas e a forma como relacionam-se com os discentes em mobilidade; ABSTRACT: Ibero-American Academic Mobility: Institutional Practices and their Contributions to the Formation of Cosmopolitan Citizens This doctoral thesis presents an empirical study about the contributions of academic mobility, carried out in Ibero-American territory, for the formation of cosmopolitan citizens. The Grounded Theory was the research modality used. In order to analyze how Ibero-American academic mobility programs contribute to students perceiving and experiencing citizenship in a cosmopolitan perspective, higher education institutions and other strategic locations were visited. The data that have been collected demonstrate what are the main and best procedures used by higher education institutions when sending students abroad and receiving foreign students. Institutional welcoming and monitoring practices during mobility were also analyzed. It was found that the relevance of higher education institutions for the formation of cosmopolitan citizens goes beyond their scientific-academic contributions. Universities become an important place for the formation of citizens aware of the reality and the current regional and global problems when they adopt socializing practices that integrate their entire community, especially foreign students. Comprehension of what citizenship is from a cosmopolitan perspective requires experimenting with a multicultural and plural reality in which there is integration, dialogue and respect for differences. If the proposal of the international academic mobility is experiencing foreign cultures, higher education institutions should pay more attention to the practices of welcoming and accompanying foreign students, which are indispensable for the exchange of experiences and the expansion of the worldview. At the end, suggestions were made to universities that seek to improve their practices and the way they relate to students on the move.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29785
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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