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http://hdl.handle.net/10174/29785
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Title: | Mobilidade académica Ibero-Americana: práticas institucionais e seus contributos para a formação de cidadãos cosmopolitas |
Authors: | Paula, Fabrício Lopes |
Advisors: | Sebastião, Luís |
Keywords: | Mobilidade académica Educação superior Cidadania cosmopolita Ibero |
Issue Date: | 22-Mar-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta tese de doutorado apresenta um estudo empírico acerca dos contributos da
mobilidade acadêmica, realizada no território ibero-americano, para a formação de
cidadãos cosmopolitas. A Teoria Fundamentada em Dados foi a modalidade de
pesquisa utilizada. Com o objetivo de analisar de que modo os programas de
mobilidade acadêmica ibero-americanos contribuem para que estudantes percebam
e vivenciem a cidadania numa perspetiva cosmopolita, instituições de ensino superior
e demais locais estratégicos foram visitados. Os dados coletados demonstram quais
são os principais e melhores procedimentos realizados pelas instituições de ensino
superior em relação ao envio de estudantes para outros países e ao recebimento de
discentes estrangeiros. Práticas institucionais de acolhimento e acompanhamento
durante a mobilidade foram igualmente analisadas. Constatou-se que a relevância
das instituições de ensino superior para a formação de cidadãos cosmopolitas vai
além de seus contributos científico-acadêmicos. As universidades tornam-se um
importante local de formação de cidadãos conscientes da realidade e dos problemas
regionais e globais da atualidade quando adotam práticas socializantes que integram
toda sua comunidade, sobretudo estudantes estrangeiros. A compreensão do que é
a cidadania numa perspetiva cosmopolita exige a experimentação de uma realidade
multicultural e plural em que há integração, diálogo e respeito às diferenças. Se a
proposta da mobilidade acadêmica internacional é a experiência em outra cultural, as
instituições de ensino superior devem dispensar mais atenção às práticas de
acolhimento e acompanhamento de estudantes estrangeiros, indispensáveis para a
troca de experiências e ampliação da visão de mundo. Ao final, foram apresentadas
sugestões às universidades que buscam melhorar suas práticas e a forma como
relacionam-se com os discentes em mobilidade; ABSTRACT: Ibero-American Academic Mobility: Institutional Practices and their
Contributions to the Formation of Cosmopolitan Citizens
This doctoral thesis presents an empirical study about the contributions of academic
mobility, carried out in Ibero-American territory, for the formation of cosmopolitan
citizens. The Grounded Theory was the research modality used. In order to analyze
how Ibero-American academic mobility programs contribute to students perceiving
and experiencing citizenship in a cosmopolitan perspective, higher education
institutions and other strategic locations were visited. The data that have been
collected demonstrate what are the main and best procedures used by higher
education institutions when sending students abroad and receiving foreign students.
Institutional welcoming and monitoring practices during mobility were also analyzed.
It was found that the relevance of higher education institutions for the formation of
cosmopolitan citizens goes beyond their scientific-academic contributions.
Universities become an important place for the formation of citizens aware of the
reality and the current regional and global problems when they adopt socializing
practices that integrate their entire community, especially foreign students.
Comprehension of what citizenship is from a cosmopolitan perspective requires
experimenting with a multicultural and plural reality in which there is integration,
dialogue and respect for differences. If the proposal of the international academic
mobility is experiencing foreign cultures, higher education institutions should pay more
attention to the practices of welcoming and accompanying foreign students, which are
indispensable for the exchange of experiences and the expansion of the worldview.
At the end, suggestions were made to universities that seek to improve their practices
and the way they relate to students on the move. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29785 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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