Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29768

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: introdução de elementos da partitura na prática da iniciação à guitarra
Authors: Pereira, Inês Sofia Simões
Advisors: Ivanović, Dejan
Keywords: Iniciação musical
Partitura
Guitarra
Alfabetização musical
Literacia musical
Musical beggining level
Score
Guitar
Musical literacy
Issue Date: 23-Feb-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Um dos principais desafios na iniciação à guitarra revela-se na necessidade de apreender um vasto conjunto de informações, referentes à notação musical, digitação específica da guitarra e sua coesão na performance. A exposição inadequada destes elementos, por parte do professor, poderá constituir um entrave ao desenvolvimento da literacia musical e do domínio do instrumento, podendo evidenciar uma visão pedagógica conservadora, exclusivamente direcionada para os elementos teóricos e textuais, que desvaloriza o desenvolvimento musical global. Paralelamente com a frequência na PES, realizou-se uma revisão da literatura existente no âmbito da pedagogia e psicologia musical, fazendo-se, posteriormente uma análise do panorama do ensino da iniciação à guitarra em Portugal, essencialmente através da aplicação de questionários e da análise de obras didáticas. A definição de onze critérios chave para a introdução dos elementos musicais na iniciação constituiu a base para se definirem as principais estratégias sobre a mencionada temática; Abstract: Introduction of Score Elements at the Basic Level of Guitar Education One of the most challenging points in the guitar beginner level is the requirement to learn a wide range of information regarding musical notation, guitar notation, and their cohesion in performance. The inadequate exposure and introduction of these elements by the teacher could become an obstacle to the musical literacy and guitar technique development and may highlight a conservative pedagogical view, directed at the theoretical and textual elements, that devalues the overall musical development. At the same time as attending PES, a revision of existing literature on pedagogy and musical psychology was done, then, afterwards, an analysis to the beginner guitar teaching panorama in Portugal was also made. The definition of eleven base criteria for introducing musical elements in beginner level was the foundation for defining the main strategies on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29768
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Musica-Ines_Sofia_Simoes_Pereira.pdf8.03 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois