Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29750

Title: Caminhar e desenhar como síntese da paisagem: a linguagem do desenho como processo de síntese no ensino da arquitectura paisagista
Authors: Simões, Paula
Mendes Silva, Susana
Keywords: Caminhar
Desenhar
Paisagem
Interdisciplinaridade
Issue Date: 2020
Publisher: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade / i2ads.up.pt Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Lab2PT – Laboratório de Paisagem, Património e Território Escola de Arquitectura da Universidade do Minho
Abstract: Este texto surge de um exercício interdisciplinar feito com a turma do primeiro ano de Arquitectura Paisagista da Universidade de Évora no ano lectivo de 2015-16. Enquanto docentes de Fundamentos de Arquitectura Paisagista e Desenho I – Paula Simões e Susana Mendes Silva – propuseram à turma um percurso pedestre da Praça do Giraldo ao Alto de São Bento para a compreensão através de exercícios de desenho de síntese, da paisagem em que a cidade de Évora se inscreve. Ao longo do percurso, que durou um dia, importou vivenciar as idiossincrasias e a escala dos vários espaços, as transformações da paisagem, bem como entender o desenho enquanto ferramenta para experienciar e pensar sobre o que nos rodeia. Quisemos também introduzir a relação que se desenvolve entre o acto de desenhar e a necessária capacidade de síntese dos elementos ecológicos, culturais, estéticos, patrimoniais, sociais, económicos e sensoriais que se pede que o/a arquitecto/a paisagista saiba ver, sentir, ler e interpretar na paisagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29750
ISSN: 1647-8045
Type: article
Appears in Collections:PAO - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Psiax-4_web-spreads.pdf14.68 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois