Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29677

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
Authors: Matias, Salomé Isabel Cabrita
Advisors: Streitová, Monika
Keywords: Ensino
Música
Flauta Transversal
Embocadura
Técnica
Teaching
Music
Transverse Flute
Embouchure
Technique
Issue Date: 17-Feb-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente documento foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I e II, disciplina incluída no Mestrado em Ensino de Música que compreendeu o estágio realizado no Conservatório Regional do Baixo Alentejo Mestrado ao longo do ano letivo 2016/2017. A primeira secção refere-se ao relatório de estágio, realizado sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e da orientadora cooperante Elsa Marques, no qual se pretende caracterizar a instituição de ensino e a classe de flauta transversal, assim como descrever as práticas educativas, os alunos observados e as aulas lecionadas. A segunda secção apresenta a investigação desenvolvida, por forma a compreender os tipos de embocadura existentes, a relação da fisionomia do aluno com o processo de formação de embocadura, assim como a importância do desenvolvimento de uma embocadura funcional ao longo do processo de aprendizagem e a sua influência na produção de som; Report of Supervised Teaching Practice in vocacional music education I and II, to be carried out in Conservatório Regional do Baixo Alentejo: The embouchure as an essential tool in the learning process of transverse flute. Abstract: The document was written for the module Práctica de Ensino Supervisionada I e II, which is included in the Master's Degree in Music Teaching, developed in the internship in Conservatório Regional do Baixo Alentejo during the school year of 2016/2017. The first section refers to the internship report, written with guidance from Monika Streitová and fellow guide Elsa Marques, which consists in characterising the teaching institution and the flute class, as well as describing the teaching practice, the students and the taught lessons. The second section shows the research as a way to understand the types of embouchure, the relationship between the physiognomy of the student and the process of forming an embouchure, as well as the importance of developing a functional embouchure thourought the learning process and its influence on sound production.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29677
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Musica-Salome_Isabel_Cabrita_Matias.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois