Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29672
|
Title: | Atitudes e práticas de docentes e técnicos especialistas face à educação inclusiva |
Authors: | Coelho, Clarisse Balixa |
Advisors: | Candeias, Adelinda Maria |
Keywords: | Educação Inclusiva Escola Inclusiva Atitudes inclusivas Práticas Inclusivas Docentes Técnicos especializados Inclusive Education Inclusive School Inclusive Attitudes Inclusive Practices Teachers Specialized Technicians |
Issue Date: | 9-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A educação inclusiva está hoje presente nas políticas educativas, procurando
criar na escola um espaço de educação para todos tal como está previsto nos documentos
internacionais subscritos por Portugal, como a Declaração de Salamanca e a Convenção
dos direitos da pessoa com deficiência. Estas mudanças acarretam grandes desafios para
os profissionais que atuam no espaço escolar. A forma como cada profissional
perspetiva a inclusão é assente em atitudes que consequentemente se refletem nas suas
práticas educacionais.
O objetivo do presente estudo é compreender as atitudes e práticas dos docentes
e técnicos especializados face à educação inclusiva.
O estudo desenvolvido (N= 470), dirigiu-se a professores e técnicos
especializados a trabalhar em contexto de escola inclusiva. Para o efeito construímos e
aplicámos a Escala de Atitudes Inclusivas. A análise dos dados aponta uma atitude
inclusiva de maior intensidade por parte dos técnicos especializados comparativamente
com os docentes, com maior evidência na dimensão afetiva.
A finalizar, este estudo salienta-se a importância da componente atitudinal nas
boas práticas inclusivas; Abstract:
“Teachers and STAFF/specialists Pratices and Behaviors About Inclusive
Education”
The inclusive education is a reality even more important in the educative politics,
in order to reform the educative system, consequence of the international conjecture that
constitutes the legislation which takes part the inclusive school. The way each
professional perspective the inclusion process is based in attitudes that affects his
educational practices.
The main goal of this study is understand teacher’s and specialized technician’s
attitudes and practices about inclusive education. The quantitative nature of this study
involved an intervention group of (N=470), questioned with the instrument ITAI,
created for this study. The data analysis reveals more intense attitude about inclusion by
the specialized technician’s, when compared with the teachers, with a bigger evidence
in the affective dimension.
Finalizing, this study points the importance of the attitudinal component in good
inclusive practices. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29672 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|