Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29650

Title: Parâmetros genéticos da peeira em ovinos das raças Merina Branca e Merina Preta em Portugal.
Authors: Carolino, N
Monteiro, H
Madeira, M
Santos, J
Tábuas, L
Branco, S
Bettencourt, E
Padre, L
Romão, R
Caetano, P
Damião, P
Dias, C
Bettencourt, C
Ramos, M
Matos, C
Editors: Juliano, Raquel Soares
Bergamin Marozzi Fernandes, Ana Helena
Alves do Egito, Andrea
Keywords: Merina Branca
Merina Preta
peeira
ovinos
Issue Date: Nov-2020
Publisher: Anais do XX Simpósio Iberoamericano sobre Conservação e Uso de Recursos Zoogenéticos Locais, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Embrapa Pantanal: Corumbá, Brasil, 2020; ISSN 1981-7233.
Citation: Carolino N., Monteiro H., Madeira M., Santos J., Tábuas L., Branco S., Bettencourt E., Padre L., Romão R., Caetano P., Damião P., Dias C., Bettencourt C., Ramos M. e Matos C. (2020). Parâmetros genéticos da peeira em ovinos das raças Merina Branca e Merina Preta em Portugal. Anais do XX Simpósio Iberoamericano sobre Conservação e Uso de Recursos Zoogenéticos Locais, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Embrapa Pantanal: Corumbá, Brasil, 2020; pp. 141 ISSN 1981-7233.
Abstract: A peeira influencia negativamente diversos aspetos da ovinicultura e tem grande impacto económico e social em diversos países produtores de ovinos de ambos os hemisférios, particularmente na indústria da lã fina,amplamente dominada pelas raças Merinas.Com este trabalho pretendeu-se estimar componentes de variância associados à peeira em ovinos das raças Merina Branca (MB) e Merina Preta (MP), tendo sido realizado no âmbito das atividades previstas no Projeto GEN-RES-Alentejo, que tem como objetivo principal,contribuir para a melhoria da produtividade das explorações de ovinos no Alentejo, através da identificação, por metodologias genómicas de última geração, de marcadores genéticos associados à resistência à peeira e ao parasitismo gastrointestinal por nematodos.Utilizaram-se 745 registos de scores de peeira (positivo vs negativo) de 437 fêmeas inscritas nos Livros de Adultos (239♀MB e 198♀MP), recolhidos entre 2016 e 2018 em 3 criadores. A partir dos 437 animais com registos de score de peeira, construiu-se de forma ascendente um ficheiro de pedigrees, que incluiu toda a informação genealógica destes animais, obtendo-se no final um ficheiro com 1229 indivíduos (136♂ e 1093♀).Os registos disponíveis foram analisados segundo uma abordagem frequentista e depois bayesiana. Assim, inicialmente foram analisados por máxima verosimilhança restrita, com o software MTDFREML e com um critério de convergência de 10-9, através de um modelo animal com registos repetidos, que incluiu os efeitos fixos do criador*ano de avaliação do score, estação, raça e idade à avaliação (covariável linear e quadrática); como efeitos aleatórios foram considerados o valor genético do animal, o efeito ambiental permanente e o erro residual. Posteriormente,exatamente com mesmo tipo de modelo animal, efeitos fixos e aleatórios, os dados foram submetidos a análise com o software TM e por amostragem de Gibbs.As estimativas dos parâmetros genéticos e ambientais foram semelhantes segundo as duas metodologias, respetivamente, frequentista e bayesiana: variância genética - 0,12595 e 0.12781; variância ambiental permanente - 0,00000 e 0,00000; variância residual – 0,86336 e 0,85372; variância fenotípica - 0,98931 e 0,98153; heritabilidade - 0,127 e 0,130 e repetibilidade - 0,127 e 0,130.Os resultados obtidos neste trabalho, ainda que preliminares e baseados em pouca informação, permitiram demonstrar que existe algum determinismo genético associado à suscetibilidade/resistência à peeira. Consequentemente, é possível encarar com otimismo as ações a desenvolver no âmbito do projeto GEN-RES-Alentejo,designadamente, na identificação de marcadores genéticos relacionados com esta doença infeciosa de tão grande impacto nos ovinos e, num futuro próximo, a possibilidade das raças Merinas portuguesas poderem integrar novas metodologias de seleção nos respetivos programas de melhoramento genético.
URI: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/212162/1/-Anais-XX-Simposio- Rec-Zoogeneticos-DOC-163-2020.pdf
http://hdl.handle.net/10174/29650
Type: article
Appears in Collections:MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
-Anais-XX-Simposio-Rec-Zoogeneticos-DOC-163-2020.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois