Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29347

Title: COMPETÊNCIA MOTORA E COMPETÊNCIAS GRAFOMOTORAS EM CRIANÇAS NO ÚLTIMO ANO DO PRÉ-ESCOLAR
Authors: Coradinho, Helena
Melo, Filipe
Teulings, Hans-Leo
Matias, Ana Rita
Matias, Ana
Editors: Mendes, Rui
Coelho e Silva, Manuel
Sá, Eduardo
Keywords: competências grafomotoras
pré escolar
integração visuomotora
competência motora
crianças
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade de Coimbra
Citation: Coradinho, H., Melo, F., Teulings, H., & Matias, A. (2020). Competência motora e competências grafomotoras em crianças no último ano do pré-escolar. In R. Mendes, M. Silva, & E. Sá (Eds). Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, (pp.93-95). ISBN: 978-989-54639-5-4
Abstract: O pré-escolar é um período fundamental para o desenvolvimento das competências grafomotoras (CG), sobretudo o último ano do pré-escolar, pois espera-se que a maioria das crianças esteja pronta para iniciar o ensino da escrita na segunda metade do último ano do pré-escolar. Por isso, o objetivo do presente estudo foi caraterizar e comparar, segundo a idade e o género, a competência motora (CM) e CG de crianças no último ano do pré-escolar. A amostra englobou 97 crianças (51 rapazes e 46 raparigas) com média de idades de 67,44 meses (±4.30) de vários jardins-de-infância do distrito de Évora. Foram utilizados o Teste de Desenvolvimento da Integração Visuomotora de Beery-Buktenica (Beery VMI-6) e a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças - 2 (MABC-2) para avaliar a integração visuomotora (VMI) e a competência motora (CM), respetivamente. As caraterísticas do processo das competências grafomotoras (CPCG) foram avaliadas através de uma mesa digitalizadora Wacom e do software MovAlyzer. Os resultados segundo a idade revelaram diferenças significativas na VMI (p=0,00), na destreza manual 3 (DM3) (p=0,01), no atirar e agarrar 1 (AA1) (p=0,01) e no equilíbrio 3 (EQ3) (p=0,00). Enquanto, os resultados segundo o género revelaram diferenças significativas na coordenação motora (CMO) (p=0,01) e na destreza manual 2 (DM2) (p=0,02) a favor das raparigas e no atirar e agarrar 2 (AA2) (p=0,00) a favor dos rapazes. Este estudo é de suma importância para a identificação precoce de dificuldades na escrita e desenvolvimento de intervenções mais eficazes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29347
Type: bookPart
Appears in Collections:DES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
edmc13 2020 Coradinho Melo Teulings Matias.pdf135.52 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois