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http://hdl.handle.net/10174/29312
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Title: | Contributo da programação para o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do 1º ciclo do ensino básico: Um estudo de caso no Agrupamento de Escolas de Borba |
Authors: | Rôlo, Elsa de Fátima Velez Severo |
Advisors: | Ramos, José Luís Pires |
Keywords: | Pensamento Computacional Kodu Game Lab Ensino da Programação Aprendizagem Ensino Básico Computational Thinking Kodu Game Lab Programming Learning Elementary Education |
Issue Date: | 28-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O pensamento computacional é uma abordagem para a resolução de problemas, conceção de sistemas e compreensão do comportamento humano que se baseia em conceitos fundamentais das Ciências da Computação e que se aplica nas ciências, no trabalho e na vida quotidiana. Esta definição de Jeannette Wing, em 2006, foi a propulsora da atual mobilização de educadores, entidades profissionais, empresas e pesquisadores das Ciências da Computação interessados em colocar em prática o desafio de ensinar a pensar computacionalmente. O crescente consenso sobre a importância do tema tem aproximado entidades distintas com o intuito de desenvolver metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento do pensamento computacional em contextos de aprendizagem formais e informais.
As diferentes iniciativas partilham um conjunto de softwares de programação, jogos digitais e kits robóticos. Estudos diversos têm sido conduzidos para avaliar as potencialidades pedagógicas dessas ferramentas, onde se insere o software Kodu Game Lab, que permite qualquer criança/jovem construir o seu próprio jogo. A presente dissertação apresenta um estudo de caso realizado tendo em conta os objetivos transversais do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico e o desenvolvimento do Pensamento Computacional. O software utilizado é o KODU Game Lab, que se caracteriza por ser uma linguagem de programação visual e que conta com um ambiente de programação simples e intuitivo. A investigação permitiu observar, que através da aprendizagem da programação visual e em particular com recurso ao software Kodu Game Lab, os alunos reforçaram competências cognitivas, sociais e atitudinais, tais como: dialogar e trabalhar de forma colaborativa, construir um jogo a partir de uma história (storyline), programar os personagens (automação), executar e avaliar o seu jogo (análise e depuração de erros) e raciocínio lógico; Abstract:
Contributions of programming to the development of computational thinking in students of the 1st cycle of Basic Education. A Case Study in the Borba School Grouping
The Computational Thinking is an approach to solving problems, designing systems, and understanding human behavior that is based on the fundamental concepts of computer Science, and applied sciences both at work and in their daily lives. This is the setting for Jeannette Wing in 2006, and has been the driving force of the current, the mobilization of teachers, professional bodies, corporations, and researchers of computer Science who are interested in putting it into practice is the challenge-to teach you to think computationally. The growing consensus on the importance of this issue has been bringing different bodies, with the aim of developing methodologies and tools for the development of Computational Thinking in the context of learning, both formal and informal.
The initiatives share a common set of software programming, computer games, and robotic kits. Various studies have been conducted in order to evaluate the didactic potential of these tools, which includes software, Kodu Game Lab, which allows any child to build his own.
This dissertation presents a Case Study carried out, taking into account the learning objectives across the curriculum in the 1st Cycle of Basic Education and the development of Computational Thinking. The software used was KODU Game Lab which is a programming language that is visual, and that it has a programming environment simple and intuitive to use. We were able to observe through the learning of visual programming (Kodu Game Lab), students will have reinforced cognitive, social and attitudinal skills such as: sharing and working in a collaborative manner, to build the game around a story (the storyline), and plan out the characters (automation), carry out and evaluate your play (analysis and purification) and logic reasoning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29312 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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