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http://hdl.handle.net/10174/29266
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Title: | O nascimento prematuro: contributos do EESMO na preparação pré-natal e na transição para a parentalidade |
Authors: | Santana, Ana Paula Canelas |
Advisors: | Barros, Maria da Luz Ferreira |
Keywords: | Parentalidade Nascimento prematuro Recém-nascido prematuro Enfermeiro Obstetra Parenting Premature birth Infant Premature Nurse Midwives |
Issue Date: | 2-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com este projeto pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, no processo de cuidar da mulher/família aquando do nascimento prematuro.
Tornar-se mãe e pai gera uma fase de transição no ciclo familiar e o casal ambiciona a vinda de um filho perfeito. Porém, a prematuridade vem dissolver as fantasias e os desejos. Assim, o momento de transição para a parentalidade de um casal com um filho prematuro exige um cuidar específico e personalizado. Com o estudo qualitativo aqui realizado concluiu-se que os enfermeiros têm o dever de conhecer, na sua singularidade, a família de quem cuidam, atuando em parceria de forma a responder eficazmente às necessidades da mesma, conferindo-lhes informações e conhecimentos de modo a facilitar e a capacitá-los para o processo de transição para a parentalidade, começando a estimulação das competências parentais ainda durante a gravidez; ABSTRACT
This project aimed to contribute to the development and improvement of the midwife intervention, in the process of caring for the woman / family at the time of premature birth.
Becoming a mother and father creates a transition phase in the family cycle and the couple aspires to have a perfect child. However, prematurity comes to dissolve fantasies and desires. Thus, the moment of transition to the parenting of a couple with a premature child requires specific and personalized care. With the qualitative study conducted here, it was concluded that midwives have a duty to know, in their singularity, the family they care for, acting in partnership in order to respond effectively to their needs, providing them with information and knowledge in order to facilitate and qualify them for the transition to parenting, beginning the stimulation of parenting skills even during pregnancy. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29266 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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