|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29188
|
Title: | Dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI |
Authors: | Cristóvão, Ana Maria Lopes |
Advisors: | Candeias, Adelinda Maria Verdasca, José Lopes |
Keywords: | Aprender para o bem-estar Tecnologia educativa Competências socioemocionais e criativas Organização do processo ensino e aprendizagem Dinâmicas educativas Learning for well-being Educational technology socioemotional and creative skills organization of the teaching and learning process Educational dynamics |
Issue Date: | 22-Jan-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta tese de doutoramento reúne cinco artigos científicos que resultaram da investigação desenvolvida no projeto «Promoção de Mudanças na Aprendizagem: Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI» (PMA-CEAG XXI). Estes artigos procuraram responder ao problema de investigação: como podemos criar ambientes educativos que promovam a aprendizagem para o bem-estar?
«Aprender para o Bem-Estar» é uma visão em que todos os alunos podem realizar o seu potencial único, através do desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. Neste projeto foram desenvolvidas dinâmicas educativas de aprofundamento do currículo através de metodologias ativas e inovadoras, recorrendo a abordagens curriculares abertas e enriquecidas, suportadas por tecnologia educativa e pela implementação de programas de desenvolvimento de competências socioemocionais e criativas.
O primeiro artigo é um estudo bibliométrico que pretendeu, como ponto de partida, mapear a implementação de programas de aprendizagem socioemocional em Portugal. Nos restantes artigos recorremos à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, individuais ou em grupo focal, para estudar as perceções que os sete professores do 1.º ciclo tiveram sobre a implementação do projeto, sobre a componente socioemocional e criativa e sobre a componente tecnológica; e as perceções de quatro professores de 2.ª ciclo da escola que se destacou, pela positiva, na forma como deu continuidade ao projeto na transição de ciclo.
Os resultados indicam que para criar dinâmicas inovadoras, promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar é necessário definir claramente os objetivos educacionais; valorizar o professor e a relação professor-aluno; investir na educação; criar comunidades de aprendizagem; fomentar a prática reflexiva; envolver os líderes escolares; reorganizar e flexibilizar a gestão do currículo; reformular a gramática escolar na base de equipas educativas; criar um ambiente de trabalho promotor de bem-estar físico e psicológico; estimular as competências socioemocionais e a criatividade; integrar tecnologia educativa; e promover atividades que sejam motivadoras para os alunos; Abstract:
This doctoral thesis gathered five scientific articles that resulted from the research developed in the project «Promoting Changes in Learning: Gulbenkian XXI School Learning Communities» (PMA-CEAG XXI). These articles sought to answer the research problem: how can we create educational environments that promote learning for well-being?
«Learning for Well-Being» is a vision in which all students can fulfill their unique potential, by cognitive, physical and emotional development. In this project, educational dynamics were developed to deepen the curriculum through active and innovative methodologies, using open and enriched curricular approaches, supported by educational technology and the implementation of programs to develop socio-emotional and creative skills.
The first article is a bibliometric study that intended, as a starting point, to map the implementation of socio-emotional learning programs in Portugal. In the remaining articles, we resort to content analysis of semi-structured individual or focus group interviews, to study the perceptions that the seven primary teachers had about the implementation of the project, the socio-emotional and creative component and the technological componente; and the perceptions of four secondary education teachers from the school that stood out, positively, in the way it continued the project in the cycle transition.
The results indicate that to create innovative dynamics that promote learning environments for well-being it is necessary to clearly define the educational objectives; value the teacher and the teacher-student relationship; invest in education; create learning communities; foster reflective practice; involve school leaders; reorganize and flexibilize curriculum management; reformulate school grammar on the basis of educational teams; create a work environment that promotes physical and psychological well-being; stimulate socio-emotional competences and creativity; and promoting activities that are motivating for students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29188 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|