Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29129

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
Authors: Matos, Samuel Custódio
Advisors: Marques, Mário
Keywords: Clarinete
Ensino
Escalas
Música
Técnica
Clarinet
Teaching
Scales
Music
Technique
Issue Date: 15-Feb-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, sendo composto por duas secções: Prática de Ensino Supervisionada e Investigação. A primeira secção teve como base a observação e lecionação da atividade docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, no decorrer do ano letivo 2017-2018. Para além da caracterização da instituição supramencionada, são caracterizados os alunos cujas aulas foram assistidas e onde o mestrando desempenhou funções docentes. Nesta secção é apresentada uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido com os alunos. A segunda secção consiste numa investigação sobre a importância das escalas no ensino básico do clarinete. A escolha do tema prendeu-se com a relevância do estudo de escalas para o desenvolvimento de jovens músicos, tendo-se centrado numa abordagem teórica do tema. Nesta secção são apresentadas breves considerações teóricas sobre conceitos relacionados com a aprendizagem, bem como a importância do estudo diário de escalas, exemplos de exercícios a adotar no ensino básico do clarinete e a sua aplicabilidade no estudo do reportório. O mestrando contou com o apoio dos professores orientadores: Mário Marques, enquanto orientador interno, e Luís Gomes como orientador cooperante; Abstract: Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: the importance of the scales at clarinet basic education The current Supervised Teaching Report is part of the Master in Music Teaching, and includes two sections: Supervised Teaching Practice, and Research. The first section is based on the observation and teaching experiences of the lectures at the Artistic Music School of the National Conservatory, during the academic year 2017- 2018. Besides a characterisation of the institution previously mentioned, it includes a characterisation of the students whose classes the Author observed and lectured. This section concludes with an analysis of and a reflection upon the work developed with the students. The second section consists in a research concerning the importance of music scales in the basic education of clarinet. This topic was chosen due the perception of how relevant scales’ teaching is for the development of young musicians. The research hereby presented is focused on a theoretical approach of the topic. In this section we’ll present brief theoretical considerations concerning learning, as well as with the importance of daily practice of scales, together with some basic exercises which ought to be introduced in basic education of clarinet, and how they can be applied in the study of repertoire. The Author had the support of both is supervising teachers: Mário Marques, as intern supervisor, and Luís Gomes, as assistant supervisor.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29129
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Música-Samuel_Custodio_Matos.pdf6.26 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois