Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28995

Title: Considerações finais
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Ramos, Isabel Joaquina
Saúde, Sandra
Keywords: Desenvolvimento
Direitos Humanos
Segurança
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Issue Date: 2020
Publisher: Edições Sílabo
Citation: Baltazar, M. S., Ramos, I. J., & Saúde, S. (2020). Considerações finais. In M. S. Baltazar, I. J. Ramos & S. Saúde (Coord.), Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança (pp. 215-218). Lisboa: Edições Sílabo. ISBN 978-989-561-036-5
Abstract: A cooperação global e a solidariedade foram os principais indutores da construção da nova Agenda Global de Desenvolvimento pós 2015, apresentados pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no Relatório intitulado “O caminho para a dignidade até 2030: acabando com a pobreza, transformando todas as vidas e protegendo o planeta”. Se esta Agenda Global do Desenvolvimento foi construída a muitas mãos e contribuições diversas das quais se destaca a comunidade científica, a sua implementação, monitorização e avaliação exige de igual modo uma diversidade de atores, tais como Instituições de Ensino Superior e Unidades de Investigação & Desenvolvimento. Foi antecipando esse compromisso, e justamente no mês em que entrou em vigor esta resolução da ONU – janeiro de 2016 – que se iniciou o Ciclo de Conferências Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança, organizado pelo CICS.NOVA.UÉvora, que juntou durante dois anos diversos especialistas e figuras públicas para refletirem e contribuírem para uma mais profunda compreensão sobre os principais desafios societais do século XXI. É no cumprimento desta finalidade que o presente livro se projetou, através da divulgação de experiências políticas e de investigação que testemunhassem transformações locais em resposta a desafios globais, como estão enunciados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e que foram ao longo do Ciclo de Conferências refletidos e discutidos pelos oradores convidados. São os seus contributos que passaram a texto e que agora se divulgam. Liberdade, justiça e paz no mundo, cidades e comunidades sustentáveis, pobreza e desigualdades sociais, trabalho digno e fluxos migratórios, direitos humanos e desenvolvimento sustentável, refugiados e ensino superior, energias renováveis e usos diferenciados, monoculturalismo e interculturalidade, migrações e segurança, saúde de qualidade, indústria e inovação e ainda as parcerias nas Agendas Globais de Desenvolvimento, foram problematizados e analisados localmente com vista à definição de intervenções globais. O “Ciclo de Conferências Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança” e a presente publicação que dele resultou apresentam sérios contributos para a “revalorização da importância social e científica da cultura e das Humanidades”, pela divulgação de uma iniciativa com respostas locais aos grandes desafios globais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28995
ISBN: 978-989-561-036-5
Type: bookPart
Appears in Collections:PAO - Publicações - Capítulos de Livros
SOC - Publicações - Capítulos de Livros
CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança_MIOLO_V4.FINAL.pdfFicheiro principal2.23 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança_CAPA_V3.FINAL.pdfCapa1.76 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois